Detonado de Kirby 64 - The Crystal Shards

           _    _   _   ___      ____   __    __        ____      ___
          | |  / / (_) |  _ \   |  _ \  \ \  / /       / ___)    /   |
          | | / /  | | | | \ \  | | \ \  \ \/ /       | /       / /| |
          | |/ /   | | | |_/ /  | |_/ /   \  /        | |___   / / | |
          |   <    | | |    /   |  _  \   | |         |  __ \ / /__| |
          | |\ \   | | | |\ \   | |  \ \  | |         | /  \ |_____  |
          | | \ \  | | | | \ \  | |__/ /  | |         | \__/ |     | |
          |_|  \_\ |_| |_|  \_\ |_____/   |_|          \____/      |_|
          ____________________________________________________________

                  T H E    C R Y S T A L   S H A R D S

                                   _______ 
                              /¯¯¯¯       ¯¯¯¯¯\       
                      __    /                   \    __ 
                    /¯  ¯\ /                     \ /¯  ¯\
                    |     /        _     _        \     |
                     \   /        |\|   |\|        \   /
                      \  |   ___  |_|   |_|  ___   |  /
                       \ |  (___)   _____   (___)  | /
                        \|          \   /          |/
                         |           \_/           |  
                         \                         /
                          \                       /
                          /\                     /\
                         /   \ ____       ____ /   \
                        /         /¯¯¯¯¯¯¯\         \
                        |        /         \        |
                         \_   _/             \_   _/
                           ¯¯¯                 ¯¯¯
                      Direitos Autorais © 2008 Brusceno

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Detonado feito por: Brusceno
Meu e-mail: ---
Versão do Detonado: 1.1
Começado no dia: 28/10/2008
Terminado no dia: 11/11/2008
Jogo: Kirby 64 - The Crystal Shards
Plataforma: Nintendo 64
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

TABELA DE CONTEDÚDO

1. Versão História

2. Introdução

3. O Jogo

4. Básicos

5. Controles, Movimentos e Outros

6. Personagens

7. Itens

8. Crystal Shards

9. Chefes

10. Informação dos Inimigos

11. Mini-Games

12. Coisas Trancadas

13. Informação Legal

14. Agradecimentos



~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

                              1. Versão História

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

14/10/2009
VERSÃO 1.1 - A única atualização nesse detonado é que agora a Versão História 
é a primeira seção na tabela de conteúdo e que a seção 13 virou a seção 
Informação Legal, contendo os direitos atuorais desse documento tão bem como 
os sites que podem o conter.

28/10/2008 à 11/11/2008
VERSÃO 1.0. - Duramente difícil encontrar todos esses Crystal Shards, o mais 
difícil foi pegar todos os cartões do álbum de inimigos do Kirby. Tendo que 
revezar meu tempo com o meu irmão o negócio foi longo, mas consegui.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

                               2. Introdução

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Bem vindo ao meu detonado do Kirby 64. O mais importante que é a localização 
dos Crystal Shards você encontra aqui, mas ainda coloquei mais, como uma seção 
dos controles e movimentos, dos poderes combinados, informação dos inimigos, 
chefes, etc. Esse detonado vai te servir muito, seja a primeira vez que você 
joga Kirby 64 ou não.

Desde que você não modifique meu detonado, você pode usá-lo. Você também não 
pode usá-lo para ganhar dinheiro. Caso queira postá-lo no seu site, peça 
permissão do autor, no caso eu, e também não esqueça que eu o fiz e por isso 
você deve dar os créditos a mim senão as pessoas vão achar que você o fez e 
isso não é legal. Ele foi feito para ajudar as pessoas quando elas jogarem 
Kirby 64.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

                                3. O Jogo

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Avaliação
---------
Kirby é muito similar aos seus jogos anteriores, com pequenas alterações, como 
a fusão dos poderes e a participação de certos personagens. Kirby é uma 
pequena bola rosa que engole os seus inimigos e com isso adquire certos 
poderes especiais que eles possuiam. Ele também pode se inflar e voar porque 
ele é tão leve quanto um balão. Ele parece inofensivo, mas é um grande 
lutador. É um dos mais fortes na série Super Smash Bross.


História
--------
O Planeta Murmúrio, um pequeno planeta habitado por fadas, havia um grande 
cristal. Um dia, uma nuvem negra, conhecida como Dark Matter, veio para 
dominar o planeta. A brava fada Ribbon percebeu o objetivo do Dark Matter e 
escapou do planeta levando contigo o grande crystal. Porém, o vicioso viu a 
pequena escapar e se separou para seguí-la. Ribbon não conseguiu ir tão longe 
antes da nuvem do Dark Matter a atacar. O imapcto do ataque quebrou o grande 
cristal em muitos outros pequenos pedaços, que se espalharam pelos outros 
planetas do universo. Ribbon, caiu no Planeta Pop, onde ela encontrou Kirby. 
Como camarada que ele é, decidiu ajudar a pequena a repegar todos os pequenos 
cristais. Então, a aventura começa...


Gráfico
-------
Embora o gráfico seja tridimencional, a aventura ocorre na forma dimencional. 
O jogo é bastante colorido, e tem florzinhas, e inimigos que nem parecem 
malvados. São essas coisas que fazem o jogo do Kirby parecer infantil. Eu 
recomendo que o jogue porque é dificil encontrar um jogo assim, com um gráfico 
tão bem feito e caprichado. Em alguns momentos do jogo você encontrará algumas 
coisas no gráfico de fundo, e Kirby está na frente. Se está no fundo, Kirby 
não pode ir até lá. Um exemplo é a bruxinha Keke, que aparece em algumas 
fases. E também canhões, alguns estão no fundo, de onde atiram em você.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

                      4. Controles, Movimentos e Outros

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Kirby pode fazer muitas coisas. Você deverá saber fazer as coisas abaixo se 
quiser jogar Kirby sem muita dificuldade.

Controles
---------
SETA DIREITA     Vai para a direita
SETA ESQUERDA    Vai para a esquerda
SETA BAIXO       Abaixar, egolir, descer extremidades insólidas
SETA BAIXO       Não faz nada
ANALÓGICO        Não é usado
A                Pule, voa, nada
B                Suga, cospe, usa poder
R                Segura objetos engolidos
L                Segura objetos engolidos            
START            Pausa o jogo
BOTÕES C         Segura objetos engolidos


Correndo
--------
Pressione a seta esquerda ou direita duas vezes para fazer o Kirby correr. É 
possível correr também quando estiver simplesmente andando.


Voando
------
Pule pressionando o botão "A". No ar, pressione o botão "A" de novo para Kirby 
se inflar. Dali pra frente, qualquer vez que você apertar o botão "A" Kirby 
vai subir um pouco no ar. Pressionando o botão "B" enquanto inflado, Kirby 
solta o ar na sua frente. Esse golpe é capaz de matar muitos inimigos. Essa 
habilidade de voar do Kirby é ótima para alcançar plataformas altas ou para 
evitar cair em buracos sem fundos, mas não é infinito como no Game Boy. Após 
aproximadamente sete segundos de vôo, você começa a cair vagarosamente.


Nadando
-------
Não fique com medo do nado do Kirby. Ele é um ótimo nadador e pode ficar 
quanto tempo quiser dentro d'água. Tudo o que você faz em terra você poderá 
fazer na água, só que mais devagar. Para controlar a direção você precisará só 
do botão das setas, o esquerdo e o direito. Para fazer Kirby nadar, pressione 
o botão A, o qual também lhe dá altura dentro d'água.


Chute Rasteiro
--------------
Segure "baixo" e aperte o botão "A". Kirby vai dar um rápido-chute-rasteiro. 
Esse movimento destrói a maioria de coisas.


Escalando
---------
Às vezes, Kirby terá de subir em postes, cipós, correntes, etc., para atingir 
novas áreas. Pule no poste com o botão "A". Agora que Kirby está agarrado, use 
esquerda ou direita para ir para uma direção e cima ou baixo para subir ou 
descer. O botão "A" te faz soltar dele.


Pegando um Poder
----------------
Essa sempre foi a marca registrada do Kirby. Kirby tem a habilidade única de 
engolir seus inimigos e roubar deles seus poderes. Nem todos os inimigos te 
dão poderes quando engolídos. Para pegar um poder, antes procure um inimigo 
que o tenha. Então suge o inimigo com o botão "B". Se você sugar o inimigo ele 
estará dentro da sua boca. Então aperte "SETA BAIXO" para engolí-lo. Agora 
você tem o poder, e quando apertar "B", em vez de sugar vai usar o poder 
daquele inimigo. Pressione "L" ou "R" ou qualquer botão "C" para tirar o poder 
ou inimigo caso queira se desfazer dele. Você pode perder seu poder especial 
se você for continuarmente atacado por inimigos. Uma estrela representa a cor 
do poder especial que você engoliu. Engula-a de nova para ter o poder antes 
que ela desapareça.


Combinando Poderes
------------------
Você pode combinar todos os poderes especiais para fazer poderosos poderes 
combinados. Essa é a essencia do Kirby 64, para descobrir todos eles é pura 
diversão. Lá há 35 no total. Há diferentes métodos de fazer um poder 
combinado.

# Método 1: Você pode ver dois inimigos, um bem perto do outro, e ambos 
possuirem poderes especiais. Você pode pressionar "B" para sugar os dois ao 
mesmo tempo. Engula-os com "BAIXO" e você adquire o poder fundido. Esse é o 
método menos usado porque nem sempre os dois inimigos com os dois poderes que 
você precisa estarão juntos.

# Método 2: Suge o inimigo com o poder especial e mantenha-o na sua boca. 
Quando chegar perto de outro inimigo com o poder especial, cuspa o inimigo que 
você tem na boca para outro inimigo e você forma a estrela do poder combinado. 
Engula-a para ter o poder combinado. Você pode também liberar inimigos com "L" 
ou "R" e atirá-los para ter o mesmo efeito. Algumas vezes, algumas coisas 
especiais podem acontecer quando você jogar o inimigo. Ele pode voar, cavar-se 
dentro da terra, desaparecer, se proteger, atacar, etc.

# Método 3: Quando você já tem um poder especial você pode segurá-lo na forma 
de uma estrela "L" ou "R". Então jogue a estrela no inimigo que tenha o poder 
e você forma uma estrela de poder combinado. Você também pode deixar um 
iminigo pular na sua estrela. Uma nova estrela de poder combinado será formada 
e você deve engolí-la antes que ela desapareça.

Enquanto você tem um poder combinado você pode o remover com "L" ou "R". Agora 
você pode atirá-lo com "B" e penetrar na maioria das coisas. Você não será 
capaz de usá-lo de novo se jogá-lo fora, porém.

Você pode ver como se forma poderes combinados quando começa um novo jogo. Na 
tela do tutorial responda "No...", e você verá como se forma. Mesmo não 
sabendo você deveria ver, porque é uma gracinha... =)


Blocos Coloridos
----------------
Durante a aventura você encontrará certos blocos coloridos, os quais podem ser 
quebrados com o poder especial ou poder combinado. Cheque a tabela abaixo e 
veja os poderes especiais que são representados por qual cor.

Bomba       =  Preto
Fogo        =  Vermelho
Lâmina      =  Verde
Gelo        =  Azul
Ferrão      =  Laranja
Choque      =  Amarelo
Pedra       =  Marrom

Se o bloco é laranja, então use ferrão nele ou um poder combinado que inclua o 
ferrão. Se um bloco tem duas cores, cheque quais cores são, o que eu faço? Eu 
crio um poder combinado com os poderes especiais de mesma cor do tal bloco.


Sugar, Cuspir
-------------
Uma boa opção para acabar com inimigos. Se você tem um poder espeical, você o 
solta com o botão B. Engula um inimigo e cuspa esse em outro, então você terá 
acabado já com dois. Faça isso com "B", e engula com "BAIXO". Você pode também 
sugar blocos e jogá-los no inimigo. Estrelas e Crystal Shards, porém, são não 
podem ser sugados, apesar que eles tremem um pouco no ar se você tenta.


Extremidades Insólidas
----------------------
Algumas extremidades não são sólidas. Você pode ficar nelas, então pular por 
elas e pressionar "baixo" para cair abaixo delas. Essas são caracterizadas 
pelo fato de serem muito finas.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

                                5. Básicos

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Abaixo algumas coisas que você deveria saber antes de jogar Kirby 64.

Mundos, Fases
-------------
Uma vez que selecione um arquivo, você estará no Universo. Você não pode 
voltar a tela de antes à menos que resete o jogo. Você verá um planeta na sua 
frente. Entre nele com o botão "A" ou se você venceu o chefe daí, pressione 
"ESQUERDA/DIREITA" para ir a outro planeta. Essas figuras dentro do planeta 
são as fases. As fases são divididas em seções. Fases possuem de quatro a dez 
seções. Toda fase tem 3 Crystal Shards. Você não precisa pegá-los para avançar 
no jogo. Você sempre pode retornar para coletá-los de volta. Uma vez que tenha 
entrado num planeta, pressione "B" para retornar para o Universo.


Energia e Vidas
---------------
A energia é representada por seis aberturas perto co fundo da sua tela. Toda 
vez que você é ferido por um inimigo, você perde uma unidade da sua abetura de 
energia. Você pode pegar mais energia comendo a comida as guloseimas que 
encontrar nas fases. Quando você está sem aberturas, então você perde. Sua 
quantidade de vidas são mostradas no canto esquerdo-inferior da tela. Ele 
exibe quantas vidas você tem de estoque. Você pode coletar mais vidas pegando 
os símbolos "1UP" e estrelas. Você sempre começa com tr~es vidas quando entra 
no jogo: duas no estoque e uma que é a que você está usando. Se você tem 00 
vidas, você toma uma "Game Over" na tela de título. Você deve passar pela fase 
que estava de novo. Se você coletou um Crystal Shard, ele está salvo. Você 
nunca tem que pegá-los de novo, nem mesmo após um "Game Over".


Inimigos
--------
Os inimigos são personagens encontrados nas fases, os quais não são Kirby, 
Waddle Dee, Adeleine ou Rei Dedede. Eles te ferem. Pode pode escolher 
enfrentá-los ou evitá-los. Os inimigos sempre regeneram por suas costas. Se 
você antar adiante e voltar para o caminho onde havia um inimigo que você já 
derrotou, ele estará lá de novo. Isto pode ser chato ao jogar Kirby pela 
primeira vez, mas jogando um pouco você verá a vantagem dele estar lá.


Chefes e Mini-Chefes
---------------------
Existem inimigos que são mais fortes que outros. Minichefes, por exemplo, são 
versões maiores que inimigos já vistos. Você precisa de três a seis acertos 
para enfrentá-los. Não é especificamente de um especial poder; eles sempre 
terão pequenos ajudantes, os quais você poderá os sugar e cuspir neles. 
Minichefes podem te dar Crystal Shards quando vencidos.

Chefes são mais difíceis. Há um para cada planeta e você os enfrenta após o 
final de cada fase. Eles são bem mais difíceis que os minichefes, e também 
terão alguns ajudantes ou outras coisas usadas por eles que Kirby poderá sugar 
e jogar. Eles sempre dão um Crystal Shard ao serem vencidos. No lugar do 
medidor de estrelas ficará o medidor da energia do chefe. Quando ele está no 
zero, isto significa que ele morreu ou vai começar uma nova parte da luta.


Quedas, Covas, Esmagando, Lava
------------------------------
Cair de uma enorme altura não mata nem fere o  Kirby. Ele pode matar certos 
inimigos pulando em cima se simplesmente ele cair de uma grande altura. 
Existem coisas no jogo que são letais, ou seja, Kirby morre na hora e você 
perde 1UP, mesmo que tenha a barra de energia no máximo. Cair numa cova, por 
exemplo. Seja cuidadosso e pressione "A" antes para sair fora dela. Sendo 
esmagado por alguma coisa (blocos) é morte na hora. Lava, porém, não é. Você 
só perde 1 de energia, então tenha certeza de ter um montão delas.


Jogo Bônus do Piquenique
------------------------
Após finalizar uma fase, você vai para um pequeno joguinho. Aqui, é uma mesa 
de piquenique onde seus amigos estão se deliciando, e Kirby quer algo também. 
Para pegar um item você deve fazer o Kirby pular em cima. Os itens que podem 
ser conseguidos na mesa de piquenique são: estrela verde, estrela vermelha, 
1UP, cartão de informação do inimigo, tomate e uma comida que restaure 1 de 
energia. Leia a seção acima se quiser saber a função deles.

Para pegar um item você deve fazer duas coisas. A primeira é regular a direção 
que o Kirby vai ir, direita ou esquerda. Ele ficará movendo a face, então 
aperte "A" no momento que ele estiver de face para o item que você quer. A 
segunda coisa é regular o pulo do Kirby. Quanto mais baixo os braços do Kirby, 
mais alto será o salto dele. Quanto mais alto, mais baixo o salto dele. Então, 
após concluir essa segunda parte, você vai ver se Kirby pegou algo ou não. 
Caso não, ele vai chorar. =( Sugiro que pegue o cartão de informação do 
inimigo, a menos não esteja realmente precisando de um tomate ou 1UP.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

                               6. Personagens

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Os personagens do jogo são Kirby, Ribbon, Adeleine, Waddle Dee e Rei Dedede. 
Não inclui Dark Matter porque não há muito o que falar dele apesar de que como 
vilão toda essa aventura foi causa graças à ele. Bem, são esses:

Kirby
-----

Kirby não é velho. Ele já estrelou em mais de 15 jogos, e tenho a impressão de 
que só alguns chegaram aqui no Brasil. Os mais conhecidos aqui entre a galera, 
Seria o Kirby64 - The Crystal Shards, Kirby and The Amazing Mirror, e Kirby in 
Nightmare in Dream Land. Outros jogos também são encontrados, mas informações 
gerais do Kirby só mesmo em sites internacionais.

Kirby é bem popular, porém, pouco procurado. Kirby é uma bola cor-de-rosa, com 
uma grande face feliz. Ele tem a habilidade de adquirir o poder de seus 
inimigos ao engolí-los. Ele também pode se inflar e voar por um pequeno tempo, 
mas isso só porque ele é muito leve. Ele não é capaz de copiar as habilidades 
dos oponentes para sempre. Kirby está sempre feliz e sempre ajudou os 
habitantes da Terra do Sonho, seu lar, onde ele sempre encontra desfios. 
Agora, ele está focalizado em no Universo para encontrar todos os Crystal 
Shards e ajudar o planeta da Ribbon.

Ribbon
------

Essa graciosa fada veio do Planeta Murmúrio. Ela é pequena, e toda vez que 
Kirby pegar um Crystal Shard, ela aparecerá e o guardará, voltando então para 
junto de Kirby. Ela é muito corajosa, pois afinal, se aventurou a proteger o 
cristal e evitou que o Dark Matter o pegasse. No final do jogo, contra o 
VERDADEIRO chefe, Ribbon ajuda Kirby a todo momento.

Waddle Dee
----------

É um habitante do planeta Pop. As pessoas de Waddle Dee e Kirby não tem sempre 
vivido juntas (em Kirby - The Amazing Mirror Waddle Dee aparece de montão e 
são inimigos do Kirby). Waddle Dee tropeçou num Crystal Shard que caiu perto 
dele, em seguida foi possuido pela nunvem do Dark Matter e se tornou um ser 
maligno. Kirby luta com ele, vence-o, e assim explusão a nuvem e recupera mais 
um Crystal Shard. Waddle Dee também se junta a turma. Ele parece com o Kirby 
se formos comparar o tamanho, mas é marrom e tem uma face bege. Ele me lembra 
um "macaco". Waddle Dee será o seu "quebra-galho". Ele pode cavar buracos, e o 
principal lhe ajudar com meios de transporte muito, mas muito divertidos. Você 
e o Kirby vai adorar passear neles.

Adeleine
--------

Ao contrário do que muitos pensam, o pintorzinho na verdade é uma menina, seu 
nome é Adeleine. ela veio do planeta Pop para estudar pintura. Ela é uma 
artista muito hábil. Adeleine também foi possuida pela nunvem do Dark Matter 
quando encontrou um Crystal Shard, mas Kirby a enfrenta e ela também aceita 
entrar para a turma. As coisas que ela pintam ganham vida se ela desejar que 
isso aconteça. Ela está sempre com sua boina, o pincel e a paleta de cores. 
Ela aparece nas fases e poderá ser para duas coisas. Ela poderá te dar um 
item. Se for isso, poderá ser 1UP, um tomate, ou um pirulito da 
invencibilidade. A outra coisa é que ela pode te dar pistas para pegar um 
Crystal Shard na próxima seção.

Rei Dedede
----------

Ele é o rei da Terra do Sonho. Rei Dedede foi um grande vilão do jogo no 
passado (veja em Kirby - Nightmare in Dreamland). Ele não é muito mau o quanto 
parece, só um pouco grande e possui cara de machão. Rei Dedede é um pingüim 
azul, como de Natal. Rei Dedede nunca sai sem seu martelo. A parte do Rei 
Dedede na aventura é quebrar obstáculos com o martelo dele. Kirby pode pula 
nas costas dele em difíceis áreas, e assim você tem total controle do Rei 
Dedede.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

                                 7. Itens

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Há alguns itens em Kirby 64. São esses.


1UP
---
É um item, o qual pego lhe dá mais uma vida. Pegue-o sempre que puder. Ele 
pode ser encontrado em muitas fases, e na maioria das vezes é dado por 
Adeleine. Pegando 30 estrelas você preenche o seu medidor e pega 1UP.


Bloco Estrela
-------------
Estão em muitas fases. São obstáculos. Eles podem ser engolidos e destruidos 
por praticamente qualquer ataque do Kirby. Suge um e jogue-o num inimigo, você 
o destruirá. Engula dois e cuspa-o: você jogará uma estrela super efetiva que 
destruirá tudo pela frente.


Cartão de Informação do Inimigo
-------------------------------
Ele é exclusivo do jogo do piquenique. Ao pegá-lo, você liberá um cartão com 
um nome de um inimigo. Esse inimigo pode ser visto no menu "ENEMY INFO", que 
fica no arquivo do seu jogo. Há 81 cartões, e 99 inimigos, o que significa que 
você deverá ir mais vezes nas fases para pegá-lo. Por isso sugiro que sempre 
opite por esse.

Comida
------
Bolo, sorvete, barras de chocolate, todas essas comidas recuperam 1 de energia 
do Kirby. Eles podem ser encontrados de montão nas fases. Quando você junta 
gelo + choque, Kirby se transforma numa geladeira. Ela solta comida, capaz de 
matar os inimigos e também de recuperar a energia do Kirby. Se transforme 
rápido e pegue a comida antes que ela desapareça.


Crystal Shard
-------------
Quando Dark Matter quebrou o cristal eles se quebraram em vários pedaços e se 
espalharam pelo universo. Kirby e Ribbon estão em busca deles. Há 3 em cada 
fase, e 1 por cada chefe do planeta. Você não precisa deles para avançar no 
jogo, mas caso queira zerar com 100%, liberar o "Boss Battle" e ver o 
verdadeiro final, você terá que pegar todos. Precisa de mais motivos que esse 
para pegá-los?


Estrela Amarela
---------------
Elas são pequenas e amarelas, e estão em praticamente todas as fases. Há um 
contador de estrelas embaixo da sua energia. ali há abertura para 30 estrelas, 
o que quer dizer que quando você pega 30 estrelas Kirby ganha mais uma vida. 
Então, o contador é zerado. As estrelas resetam quando você reseta o jogo ou 
dá "Game Over". Lá há também estrelas verdes, azuís e vermelhas.


Estrela Vermelha
----------------
Uma estrela vermelha vale por 3 estrelas amarelas. Colete 30 estrelas amarelas 
e você ganha uma vida. Estrelas vermelhas são avaliadas somente no jogo bônus 
do piquinique, após toda fase.


Estrela Azul
------------
De todas as estrelas, esta é a maior. Ela vale por 10 estrelas amarelas. A 
estrela azul. Quando se pega um Crystal Shard, ele não aparece de novo na 
fase. Mas indo pegá-lo você sempre encontrará uma estrela azul no lugar.


Estrela Verde
-------------
Uma estrela vermelha vale por 5 estrelas amarelas. Colete 30 estrelas amarelas 
e você ganha uma vida. Estrelas verdes são avaliadas somente no jogo bônus do 
piquinique, após toda fase.


Pirulito da Invencibilidade
---------------------------
Eles começam a aparecer a partir da segunda fase do mundo da água. Quando 
Kirby o engole, ele fica invencível. Qualquer inimigo que encostar no Kirby 
irá morrer. Porém, ele não dura muito tempo, então você deve ficar atento que 
a qualquer hora ele pode acabar. Ele não protege o Kirby de covas e 
esmagamentos.


Tomate
------
Ele enche seu tubo de energia ao máximo. Simplesmente fácil.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

                            8. Crystal Shards

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Essa é a seção que fala da localização dos Crystal Shards. A seção mais 
importante de todo deste detonado, eu imagino. A porcentagem do seu game é 
marcada pela quantidade de fases abertas e Crystal Shards que você pegou.

Já foi falado antes, mas falo de novo aqui. No jogo você encontrará blocos 
coloridos. Use o poder que tem aquela cor para quebrá-lo. Se o bloco for de 
duas clores, use a combinação daqueles dois poderes para quebrá-lo.

Bomba       =  Preto
Fogo        =  Vermelho
Lâmina      =  Verde
Gelo        =  Azul
Ferrão      =  Laranja
Faísca      =  Amarelo
Pedra       =  Marrom

Se não consegue encontrar o poder combinado, cheque o Planeta Pop, o qual tem 
poderes especiais fáceis de serem pego. Na primeira fase há Bomba, Fogo, 
Ferrão e Bumerangue. Na segunda há Gelo, Choque e Pedra.


================
7.1. Planeta Pop
================

Este é o planeta onde o Kirby e Ribbon acham Adeleine, Waddle Dee e Rei Dedede 
para se juntarem a turma e irem à caçada dos Crystal Shards.


Fase 1
------

#1. Este é pego um pouco antes de você atravessar o primeiro córrego.
#2. Depois da casinha, após o primeiro inimigo da bomba, você encontra um 
lago. Nele há um negócio preto. Use o poder da bomba ali para explodí-lo e 
pegar o Crystal Shards que se esconde ali embaixo.
#3. Waddle Dee foi possuido pela nuvem negra. Vença-o. Engula as estrelas que 
ele deixa cair quando te bate ou use um poder se tiver. Depois de ajudá-lo 
você ganha um Crystal Shard e arranja mais um parceiro para a equipe.


Fase 2
------

#1. Waddle Dee está aqui. Ele vai mover uma plataforma pra você. Fique atento 
à parte inferior porque há um Crystal Shard ali.
#2. O mini-chefe dessa fase te dá um Crystal Shard.
#3. Adeleine, uma pintora, foi possuida também pela nuvem do Dark Matter. 
Agora você deve ajudá-la. Vença os monstros que ela pinta, depois a vença. 
Para atacá-la, deixa ela encostar em você e perca 1 de energia, ou dê um chute 
nela, ou use um poder se tiver. Um Crystal Shard pra você!


Fase 3
------

#1. Esse Crystal Shard será visto por você à menos que você seja cego. Ele 
está embaixo de uma plataforma verde, o que quer dizer que você precisa de 
bumerangue + bumerangue, porque só o bumerangue não a quebra. Suba para o topo 
deste lugar, lá em cima há inimigos com esse poder.
#2. Depois de encontrar Adeleine, você vai para uma sala com um chafariz no 
meio. Em cima da entrada desse lugar há um Crystal Shard.
#3. Salvando Rei Dedede da nuvem negra do Dark Matter é como você pega o 
último Crystal Shard dessa fase. Ele é mais difícil que os outros dois, por 
isso usando um poder a luta fica bem mais fácil.


=================
7.2. Planeta Rock
=================

Seu segundo planeta não é nenhum desafio. Só possui fases grandes e alguns 
quebra-cabeças. Cenários ásperos são vistos e novos inimigos também.


Fase 1
------

#1. Na primeira caverna da fase haverá pedras verdes. Acima delas há este 
Crystal Shard. Você pode pegá-lo facilmente, afinal o pulo do Kirby é super 
eficiente.
#2. O mini-chefe da fase te dá um Crystal Shard. É um Cacto. A maior 
dificuldade é que o local é um morro, o que dificulta subir um pouco.
#3. Saindo da pirâmide, na última área da fase, ao descer o penhasco, você 
notará algo marrom e amarelo na parede. Você precisa de pedra + choque. O 
poder da pedra você encontra no início dessa fase e do choque no final (perto 
das plantas carnívoras).


Fase 2
------

#1. Na área 2 dessa fase há uma espécie de monumento feio só de pilastras 
brancas. Este Crystal Shard está no meio dele, na parte mais baixa. Vá até o 
teto desse lugar e deixe o Kirby parado. O chão se desintegra e você pode 
pegá-lo.
#2. Na área 3, o primeiro calabouço dessa fase, há umas escadas que de longem 
fazem a forma de um "X". Seu Crystal Shard está embaixo desse "X".
#3. Na última área dessa fase, você encontrará Rei Dedede. Kirby irá pular nas 
costas dele e a partir daí você o controla. Nessa área você encontra a saída 
para passar dessa fase. Aproveite e pegue o Crystal Shard. Pressione "B" para 
usar o martelo. Ele servirá para quebrar paredes e bater nos inimigos. Pule 
com o botão "A".


Fase 3
------

#1. Na primeira área dessa fase há um esqueleto. O Crystal Shard está dentro 
da boca dele, mas como ir até ali? Um dos ossos da espinha desse esqueleto é 
marrom. Use a pedra e você o destrói. É só pegar o Crystal Shard.
#2. Quando entrar no primeiro redemoinho, você pára numa sala com com outros 
dois redemoinhos. Cada um te leva para um caminho diferente. Pegue o da 
esquerda (a esquerda de quando você cai). Ele te levará para o Crystal Shard.
#3. Este pode ser o mais difícil. Na última área dessa fase você nada. Existem 
duas seções que você nada, o Crystal Shard está na segunda (que também é a 
última da fase). Nade até o topo, desviando dos ossos que caem. Você o 
encontrará lá.


Fase 4
------

#1. Há uma sala que há plataformas coloridas que ficam se movendo para a 
direita, e depois vão para a esquerda, e depois para a direita... E assim vai, 
algo realmente tediante subir esse lugar. No meio dele há um Crystal Shard. 
Você não o perderá de vista.
#2. Você precisa de bomba + choque para iluminar a quarta área, onde está a 
Adeleine. Iluminando o local você pode ver os símbolos na parede e apertar os 
botões na próxima sala. Para apertá-los, ponha Kirby em cima deles e aperte 
"BAIXO". Bomba é pego na primeira área e choque na terceira.
#3. Vença o mini-chefe. Sugiro forme choque + choque e fique parado embaixo do 
minichefe, assim lhe arrancando energia rapidamente.


=================
7.3. Planeta Aqua
=================

Se não gostar de nadar, você não vai gostar desse planeta. O que mais não goto 
dele são o tamanho das fases. Me refiro especificamente ao tamanho da fase 2 e 
da fase 3.


Fase 1
------

#1. Você encontra o primeiro Crystal Shard na primeira caverna da fase 
(segunda área). Há certas bolhas verdes aí, elas ajudam o Kirby a chegar em um 
lugar. O Crystal Shard está no lado esquerdo do meio dessa caverna. Fique 
atento!
#2. Vencendo o mini-chefe.
#3. Você precisa do poder do gelo e da bomba. Na última área dessa fase você 
encontrará muitas pontes. Na ponte mais baixa há um bloco azul e preto, o qual 
você quebra com esse poder. A bolha verde dali te joga para o Crystal Shard 
que está bem acima de você.


Fase 2
------

#1. Está na sala do minichefe. Mas você não precisa vencer o minichefe para 
ter este Crystal Shard. Para pegá-lo, simplesmente junte fogo + pedra e quebre 
o bloco. Porém, para sair dessa sala você precisa vencer o minichefe.
#2. Você encontra Waddle Dee. Vocês dois vão descer a cachoeira abaixo numa 
caixa. Haverá obstáculos, os quais você deve apertar "A" para pular e não 
bater caso não queira perder energia. O Crystal Shard está numa cachoeira. 
Pule para pegá-lo.
#3. Depois do passeio de cachoeira, fique atento na próxima área. O Crystal 
Shard está aqui, e se você descer a cachoeira sem pular, você irá vê-lo. Tome 
cuidado com os javalis. Para evitá-los, pegue o pirulito da invencibilidade.


Fase 3
------

#1. Pegue bomba e bumerangue, Kirby soltará estrelas explosivas de Ninja. A 
bomba é pega na área de antes, um pouco difícil de pegá-la no peixe explosivo. 
Se você ficar perto, ele explode e morre. Se não conseguir pegar a bomba com o 
peixe, saia da área e volte de novo. O bumerangue na primeira área também. 
Haverá uma montanha magra na segunda área. Suba e entre nela. Lá dentro, use a 
estrela ninja na parede cuja textura é verde e preta.
#2. É um minichefe. Lembre-se de não ficar no buraco na frente dele, porque 
quando você vencê-lo o buraco se abre. O Crystal Shard aparece bem no centro 
da sala.
#3. Depois da sala do chefe você para em um lugar onde no fundo há uma parede 
marrom e verde. Você precisa de pedra + bumerangue para destruí-la. Entre lá e 
suba as extremidades com o Kirby. Com esse poder, transforme-se num hamster. 
Então pressione ESQUERDO na mesma direção que PULA, e assim suba na parede até 
pegar o Crystal Shard. Não há outra técnica que funcione.


Fase 4
------

#1. Está no alto da sala das correntes de água. Elas são fortes e te empurram 
facilmente. O nado do Kirby é inútil se você tenta ir contra elas. Pegue a 
partir do canto esquerdo e vá subindo. E cuidado com os peixes explosivos!
#2. Essa caverna também tem correntezas, e vem bem depois da de antes. Quando 
encontrar uma pilastra, agarre-se nela. Desça tudo e nade o máximo que puder 
para a direita e pegar o seu Crystal Shard. É possível vê-lo quando se agarra 
a pilastra.
#3. Na última caverna desse jogo tem mais correnteza. A diferença é que há 
rochas aqui, e elas te ferem se você encostar nelas sem as engolir ou as 
destruir. Nade na parte inferior porque o Crystal Shard está numa cratera do 
chão.


================
7.4. Planeta Neo
================

Este é o planeta mais legal. Ele possui os ambientes mais difíceis, floresta, 
montanha, caverna e inclusive um vulcão. Possui as fases mais difíceis, eu 
acho, porém nada tão difícil quanto o Boss Battle.


Fase 1
------

#1. Na primeira área você deve ter notado que há certos locais de terra que se 
desmancham quando Kirby passa por cima. Em um deles você encontra o Crystal 
Shard. Uma dica para achar esse buraco é que há um picolé do lado direito 
dele.
#2. Na segunda área dessa fase, que é um penhasco, há um Crystal Shard lá 
embaixo. Nesse penhasco há certos planadores roxos, cuidado com eles quando 
for subir de volta.
#3. No final da quinta área. Ele está na copa de uma das árvores. Simplesmente 
ande olhando para o topo e você deverá encontrá-lo.


Fase 2
------

#1. Você começa a fase caindo. Nessa primeira parte da fase há um Crystal 
Shard bem na esquerda. Assim que Kirby começar a cair, vire para a esquerda o 
máximo que puder e voe assim que ver o Crystal Shard para pegá-lo.
#2. Descendo no vagão junto de Waddle Dee, fique atento ao curso do trilho. 
Uma hora haverá dois trilhos pra escoher, o de cima e o de baixo. Pegue o de 
cima, onde está o Crystal Shard.
#3. Este é duro. Você precisará de pedra + bomba. Sugiro que pegue na fase 2 
do planeta Pop. Esse poder combinado faz Kirby jogar uma dinamite. Quando ele 
a joga num inimigo, ela explode. Quando não, ela explode um tempo depois. 
Então, proteja-se com o seu capacete. Isso porque quando ela explode, tudo ao 
redor é ferido, inclusive o Kirby. Use-a na parede preta e marrom da área 
cinco.


Fase 3
------

#1. Ferrão é o primeiro poder que você encontra nessa fase. Quebre o bloco 
laranja usando este poder e pegue o Crystal Shard.
#2. Quando encontrar Adeleine, ela já terá pintada uma figura: um chapéu, uma 
pizza ou um guarda-chuva. Na próxima área haverá blocos. Usando o sopro do 
Kirby, desenhe as figuras como mostra o ASCII abaixo. Se fizer incorretamente, 
volte para a área de Adeleine e faça novamente. O Crystal Shard aparece no 
meio quando você tiver finalizado. O X indica o centro.

       Chapéu                      Pizza                Guarda-Chuva
      _ _ _ _ _                   _ _ _                       _  
     |_|_|_|_|_|                _|_|_|_|_                   _|_|_  
     |_|_|_|_|_|              _|_|_|_|_|_|_               _|_|_|_|_  
     |_|_|_|_|_|             |_|_|_|_|_|_|_|            _|_|_|_|_|_|_ 
     |_|_|X|_|_|             |_|_|_|X|_|_|_|           |_|_|_|X|_|_|_|
     |_|_|_|_|_|             |_|_|_|_|                       |_|
    _|_|_|_|_|_|_              |_|_|_|                       |_|
   |_|_|_|_|_|_|_|               |_|_|                       |_|

#3. Na quinta área, após você ter subido a grande parede da montanha, caia 
cuidadosamente na primeira cova á direita. Você provavelmente cairá em cima do 
Crystal Shard. Suba rapidamente.


Fase 4
------

#1. Quando encontrar Rei Dedede, quebre todas as pilastras. O Crystal Shard 
está na parte de cima da pilastra, a qual pode ser quebrada. Algumas pilastras 
exigem duas batidas para serem quebradas (como a desse Crystal Shard).
#2. Este é fácil. Há uma coisa vermelha e marrom na quinta área dessa fase. 
Não, você não precisa de fogo + pedra. Simplesmente use gelo. Ele é encontrado 
na fase 2 do planeta Pop. Sugiro que use a bola de neve.
#3. Este é pego no final da fase, quando a lava está subindo. Fique atento às 
plataformas e você deverá o ver. 


===================
7.5. Planeta Shiver
===================

É o mundo da neve. Aqui, Kirby também se aventura nas nuvens e numa fábrica 
cheia de inimigos e robôs malvados.


Fase 1
------

#1. Você passeia com o Waddle Dee. Aqui, vocês descem numa bóia a montanha de 
neve. Sobre o segundo iglu há um Crystal Shard. A dica é que você pule todos 
os iglus e assim você não o perde.
#2. Quando se vence o minichefe, o Crystal Shard aparece dentro de um pico de 
gelo no alto. Para quebrar aquele pico de gelo use fogo. Você consegue fogo 
nessa fase, lá no início. Sugiro que use o super fogo.
#3. Embaixo do lago congelado mais da direita. Esta área fica bem depois do 
minichefe. Este é um ótimo lugar pra você usar a combinação de poderes 
bumerangue e gelo, o qual é super maneiro.


Fase 2
------

#1. Está no meio da nuvem da segunda área. Quando ver um foguete, pule no 
primeiro buraco que encontrar. Embaixo há o Crystal Shard e um outro pequeno 
caminho. Á frente você poderá ver melhor, já que a nuvem de cima estará 
acabada. Cuidado para não cair do céu, porque o Crystal Shard está na beirada.
#2. Na terceira área você encontra Zebon (bolha verde). Ela te joga para uma 
outra, a qual te mira para 6 caminhos diferentes. Mire para o caminho que está 
no noroeste (esquerda-baixo) e você o pega.
#3. Vença o chefe e o Crystal Shard aparece. Mas há um problema, esse Crystal 
Shard está dentro de um cubo amarelo e laranja. Na quarta área você consegue o 
Ferrão e na quinta o Choque. Esse poder não é bom nessa fase, por isso atenção 
aos inimigos.


Fase 3
------

#1. Quando entrar na fábrica, fique atento na esquerda. Essa parte da fábrica 
é cheia de escadas rolantes. e há alguns andares o qual você precisa fazer o 
Kirby dar uma "inflada" para chegar lá.
#2. Vença o minichefe, e você consegue outro Crystal Shard. Não tente quebrar 
a teia dessa aranha porque não vai funcionar.
#3. Você encontrará Adeleine aqui. Ela pintará três frutas. Na sala seguinte 
você deve apertar os botões que corrrespondem às cores das frutas. Deve ser na 
ordem.

Laranja                             =   Laranja
Limão                               =   Amarelo
Melão (tem uma coisa em cima)       =   Verde
Coco (parece uma pera)              =   Marrom
Uvas (três bolinhas)                =   Roxo
Cereja                              =   Vermelho
Uma fruta esquisita                 =   Rosa


Fase 4
-------

#1. Pegue ferrão mais pedra (sugiro a fase 3 do planeta Neo). Aqui, quando 
entrar no subterrâneo da fábrica. É na segunda área da fase. Você encontrará 
extremidades azuis, e do lado caixas. Atire as furadeiras ali e destrua as 
caixas. Agora é só subir a escada e pegar o Crystal shard.
#2. Na sala do minichefe dessa fase você pode notar no alto uma gaiola com 
barras amarelas e verdes. Essa gaiola é destruida com a espada elétrica, 
formada pelo choque + bumerangue. O Crystal Shard aparece ali dentro após você 
vencer o chefe.
#3. A área onde este Crystal Shard está é a sétima. Nela há robôs, e você deve 
escapar deles. Fique atento ao terceiro robô, contando de baixo para cima, o 
Crystal Shard o mais perto da direita. Fique atento para não perder uma vida 
de bobeira.


===================
7.6. Planeta Ripple
===================

É o planeta das fadas, o lar de Ribbon. Era um planeta Doce antes do Dark 
Matter vir. Aqui, Kirby se dirige para o último chefe.


Fase 1
------

#1. Está na primeira área... preciso realmente dizer onde esse está? Você irá 
vê-lo antes de chegar no primeiro riacho.
#2. Enfrente o chefe, dentro da casinha. É uma serra e ela vai te acertar onde 
você tiver. Sugiro que fique colado no canto, e que permaneça aí, sugando 
somente a mosquinha que há no topo e atirando nela.
#3. Pegue ferrão e bomba. ferrão pode ser conseguido na área 1 e a bomba na 
área 3. Quebre o negócio que há no meio do lago usando a furadeira. Se não 
reparou, essa fase é identica à primeira do planeta Pop.


Fase 2
------

#1. Pegue choque de outra área, na primeira fase, talvez. Quando cair no 
buraco, fique atento no fundo da água. Há um bloco amarelo, embaixo há linhas, 
como se tudo isso fosse um sol. Use choque ali e você consegue o Crystal 
Shard.
#2. Dentro da caverna da água, no enorme lugar cheio de comida, nade o máximo 
que puder para a esquerda e você o encontra.
#3. Para este você só precisa do bumerangue. Haverá um local cheio de 
pilastras. Sucede o pirulito da invencibilidade. Nesse local, procure a 
pilastra verde. Destru-a com o poder do bumerangue.
Section: six


Fase 3
------

#1. Esta fase é área atrás de área. Na segunda você enfrenta muitos inimigos. 
Depois de enfrentar todos, o Crystal Shard aparece. Cuidado para não perder 
energia.
#2. Pegue fogo + ferrão nas salas onde os inimigos aparecem. Esse é o poder da 
flecha. Use na sala onde há um sol no chão. Atire bem no centro dele para o 
Crystal Shard aparecer. Ele só aparece após todos os inimigos dessa sala 
tenham sido derrotados.
#3. Na décima área, enfrente todos os inimigos.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

                                 9. Chefes

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Cada chefe do planeta dá um Crystal Shard quando vencido. Esta seção te falará 
como vencer cada chefe, apesar de que você já saiba o básico. Eles sempre te 
jogarão coisas e o que você deve fazer é rejogar neles. Fique atento ao 
medidor de energia do chefe, que substituirá o seu medidor de estrelas. Quando 
o medidor ficar no zero, o chefe foi derrotado ou ele iniciará outra 
estratégia na luta dele.

=================
8.1. Whispy Woods
=================

É o chefe do primeiro planeta. Não me lembro de um jogo do Kirby em que Whispy 
Woods não aparece. Você pode vê-la em Kirby - Nightmare in Dreamland como 
primeiro chefe também. Whispy Woods é muito fácil, e como primeiro chefe ela 
se deu muito bem.

Na luta contra Whispy Woods há duas partes. Na primeira você deve destruir 
essas pequenas árvorezinhas saltitantes. Elas te atacam com um sopro bem 
pequeno, que pode ser quase invísvel se você não prestar atenção. Whispy Woods 
também atacará, ela jogará uma fruta. Sugue essa fruta e destrua todas as 
árvorezinhas. Dois acertos em cada uma para destruir todas.

Na segunda parte da luta, Whispy Woods usará suas raízes para ferir o Kirby. 
Você deve desviar delas, e agora também das frutas que ela soltar. Vão ser 
mais de uma, e você poderia aproveitar para engolir duas ou mais e assim 
cuspir uma estrela super efetiva.

========
8.2. Pix
========

É o chefe do planeta Rocha. São três pixles, um vermelho, um azul e um verde. 
A luta é bem pequena, e o que você precisa aqui é controlar bem o Kirby, nada 
muito fácil para uma bolinha cor-de-roxa bem redonda e grande. Na primeira 
parte da luta, Kirby deve desviar dos braços de lasers que os Pix usam. Começa 
com o vermelho, e logo o verde e o azul vêm também. Desvie até a plataforma 
subir até o topo.

No topo eles atacarão em momentos, mas você terá a chance de sugar um negócio 
(eu não sei o qué, mas é tem cilindros e bolinhas que podem ser vermelho, 
azul, ou verde) e jogá-lo nox Pix. Dois em cada um deles, e não precisa 
coincidir a cor. É um chefe bem fácil quando se pega no jeito.

=========
8.3. Acro
=========

Acro não é um tubarão, é uma baleia orca. Ele ataca de diversas maneiras. Ele 
pode tentar de dar uma cabeçada, desvie então. Caso ele faça isso, pedras caem 
e você pode engolí-las e jogá-las nele. Ou ele vai cuspir umas bugiganas que 
ele engoliu. Uma dessas bugigangas pode ser um "peixe-espinha" (nomeado por 
mim para que você entenda melhor). Esse peixe te dá o poder do bumerangue. Ele 
é bom contra esse chefe nessa parte da luta.

A segunda parte da uta é mais difícil. A caverna começa a quebrar e o seu 
caminho agora é subir e escapar do Acro, e ao mesmo tempo lutar com ele de 
novo. Se a tela de engolir, você perde. 

Agora fica mais fácil porque ele vai soltar mísseis, e esses inimigos tem o 
poder da bomba, porém, não podem ser engolidos enquanto Kirby não estiver numa 
superfície (se apertar "BAIXO" Kirby vai nadar para baixo). Você pode usar o 
bumerangue, mas lembre-se que enquanto Kirby o solta ele não pode nadar. A 
melhor estratégia é sugar e cuspir à menos que você tenha um outro poder.

===========
8.4. Magman
===========

Este é um chefe difícil se você tentar vencer sem usar poder algum. Magman é 
um monstro de lava, e ataca com diversas maneiras. Mesmo sendo tantas, posso 
explicar todas elas, afinal, eu só quero ajudar. Na primeira parte da luta ele 
vai usar "braços" de lava. Se o braço for fino, ele vai se virar para te 
ferir. Se for grosso e rápido, ele vai tentar te trombar.

Certos inimigos pretinhos e redondos saem de lava em momentos. Suge-os e 
cuspa-os quando esses braços virem. Não importa qual. Qualquer um que seja 
este braço poderá ser ferido. Estes inimigos pretinhos tiram um pouco de 
energia só do chefe, então paciência e atenção quando cuspí-los.

Depois dessa parte o chefe vêm pra perto do Kirby. Fica do lado direito da 
tela e corra do chefe. Logo ele pára e vocês estão em terra firme. Menos mal 
agora porque não há lava para te ferir. E que bom que a lava não é letal senão 
esse chefe seria muito mais difícil só por causa do cenário.

Magman poderá trocar de lado (direita para a esquerda se ele estiver na 
direita, ou esquerda para a direita se ele estiver na esquerda). Quando isso 
acontecer, seja que lado for, assim que ele aparar ele vai se reduzir e soltar 
um monte de "pássaros de fogo". Engula um (tente dois para ser mais forte) e 
cupsa. Se quiser, forme o poder, mas será arriscado.

Magman ainda tem outras formas de ataque usadas nesa parte da luta. Ele pode 
fazer um deslizamento de rochas, as quais todas te ferem, mas só as grandes 
ferem ele caso você as suge e jogue nele. Mas o pior poder é a baforada de 
fogo. A única forma de escapar é voar o máximo para o canto superior oposto do 
chefe (sele ele soprar da direita, por exemplo, voe o máximo para a esquerda). 
No chão você é atingido por esse ataque sem chance de escapar.

=========
8.5. HR-H
=========

O chefe menos difícil de todos, com certeza. HR-H é um robô totalmente 
equipado com mísseis e tem asas que lhe servem como poderosos braços de 
esmagar e dilacerar a vítima.

HR-H, na primeira parte de sua luta, atacará com três armas. Ele ataca com os 
braços, que podem ser de diversas formas diferentes. O que você deve ter em 
mente é que sempre desvie deles, principalmente se for os dois braços ao mesmo 
tempo. Também é quando ele ataca com o braço que você joga o poder nele, já 
que é a única parte do corpo dele que fica exposta ao Kirby.

Outras formas do HR-H atacar são o laser, o qual você deve desviar, e os 
mísseis, os quais você deve engolir e cuspir nos braços dele. Depois de se 
sufocar a vencê-lo nessa terrível primeira parte, vamos à segunda parte da 
batalha.

Essa parte é mais fácil. Sua única dificuldade é que ele te põe para correr 
constantemente. Não fique perto das garras dele ou você será ferido. Fique em 
frente dele, de tal forma que você possa sugar os mísseis e jogar nele. É só 
isso o que você precisa para atacá-lo agora. Porém, correr, sugar e jogar, não 
é facil fazer tudo isso ao mesmo tempo.

Confesso que tenho dificuldade em vencer HR-H sem poderes. Então opto por usar 
bomba + bomba. É perfeito e rápido. Porém, não foi fácil quando tentei na 
"Boss Battle". Tive que ser paciente, e talvez este seja o segredo tem todos 
os chefes do Kirby, ser paciente. Mas paciência só quando for lutar da forma 
tradicional: sugar e jogar.

===================
8.6. Miracle Matter
===================

Este chefe pode parecer difícil no início, mas é só mesmo um pouco demorado. 
Ele possui vários buracos, e usa contra você ataques que lembra todos os 
poderes. Cada hora que ele assumir a forma de um poder você deve sugar esse 
poder e jogar contra ele (seja o poder ou a estrela daquele poder). Mas ele só 
se fere pelo poder da mesma forma que ele assumir (ele se fere com a estrela 
de fogo/poder de fogo se ele estiver na forma de fogo, por exemplo). Por 
exemplo, poder do fogo só quando ele estiver na forma do fogo. Você, então, 
usa o poder do fogo, ou joga a estrela do jogo.

Abaixo o que cada forma dele faz:

- Bomba - Desvie das bolhas. Aquelas bolhas que possuem uma fumaça dentro logo 
poderão ser engolidas. Tente sugar duas juntas se puder. Atire rápido no chefe 
porque ele desaparece bem rápido.

- Faísca - O chefe reletirá fios elétricos que ele mesmo vai saltar. Eles vão 
diminuindo até virar bolas elétricas. Suge essas bolas e jogue nele. O mais 
difícil é escapar delas, que vêm de todos os lados.

- Fogo - Ele ataca atirando fogo para todo o lado vertical ou horizontal ou os 
dois. Nas pontas ficam bolas de fogo, engula-as e atire no chefe ou use o 
poder, o qual eu recomendo.

- Gelo - É o mais fácil. Suge um dos gelinhos que fica ao redor e jogue no 
cubo que fica no meio. Sugiro que jogue segurando (usando o botão "R"). É o 
modo mais fácil.

- Lâmina - Ele vai ficar andando na tela, dar algumas voltas e logo vai serrar 
o chão e acabar. Suge a lâmina menor dele, a mais clara. Com o poder da 
lâmina, ou jogando a estrela nele você causa dano.

- Pedra - Você precisa ter calma. Quatro pedras menores surgem ao redor dele. 
Ele joga duas no chão, depois as outras duas. Quando for sugar fique atento a 
ele porque ele vai rolar numa velocidade bem alta.

Essa é a única parte da batalha. Como pode ver, ter super poderes combinados 
não vai adiantar aqui. Cada forma deles (são seis) exige uma quantidade de 
batidas, e após ser destruida, essa forma não volta mais. Depois de vencê-lo 
você zera o jogo. Mas se você pegou todos os Crystal Shards, o verdadeiro 
final te espera. Dark Matter, do planeta Dark.

================
8.7. Dark Matter
================

O caminho para o planeta desse chefe é aberto quando você pega todos os 
Crystal Shards do jogo e vencer Miracle Matter. Um novo planeta, depois do 
planeta Murmúrio, aparece, o planeta Negro.

O último chefe em Kirby 64. O mais difícil de todos. Desta vez Ribbon 
participa. Ela carregará o Kirby enquanto este atira cristais no olho do Dark 
Matter. A estratégia é muito simples. Quando estiver lá, atire de três a cinco 
cristais e mova-se, porque enquanto você atira Kirby não pode se mover. E 
fique atento ao movimento da cabeça do chefe. Você deve acertar o olho dele, e 
ele mexe muito a cabeça, o que faz seu ataque não acertá-lo.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

                              10. Mini-Games

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Num game aberto (que já tenha sido selecionado "NEW GAME") você pode ir em 
"OPTIONS" e encontrar o menu "MINI-GAMES". Aqui há joguinhos que você pode 
jogar de 1-4 jogadores. Então você seleciona um dos minigames, depois o 
personagem que quer usar. Você pode também selecionar a dificuldade, isto após 
ter vencido a dificuldade posterior da que você quer. Você terá "NORMAL" se 
venceu "EASY").

100 Yard-Hoop
-------------
É um jogo de corrida. Quem chegar primeiro na linha de chegada é o vencedor. 
Para correr você precisa só de dois botões, o botão "A" e o botão "B". O 
circuito é formado por "casas". O botão "A" pula uma casa e o botão "B" pula 
duas casas. Você deve saber qual botão apertar porque em momentos encontrará 
obstáculos, como poças d'água e sapos. Caso pule neles por engano você volta à 
última casa atrás e tenta de novo. Evite errar pular na casa errada para não 
perder tempo.

Bumper Crop Bump
----------------
Vence quem pegar mais frutas. Fique em baixo da fruta e espere ela cair no seu 
cesto. Você deve mover-se com as "SETAS DIREITA" e "ESQUERDA" para se ajustar 
embaixo das frutas. Você ainda pode apertar A perto de alguém para tomar o 
lugar dessa pessoa e assim pegar a fruta que iria cair na cesta dela. Ela 
poderá fazer isso com você também. No final, todas as frutas caem de uma vez 
só.

Checker Board Chase
-------------------
O mais legal de todos. Você usa as setas para se movimentar sobre o tabuleiro, 
e quando aperta "A", a linha de pisos na sua frente é destruída. Se alguém 
estava ali em cima e caiu, então aquele personagem perde uma vida. Quem ficar 
por último vence. Uma coisa que dificulta o campo é que ele fica menor de 
acordo com o passar do empo, então, menos lugar pra escapar.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

                         11. Informação dos Inimigo

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Você pode ver a informação sobre os seus inimgos selecionando OPTION e depois 
ENEMY INFO. Para completar o álbum você deve pegar os cartões no jogo bônus do 
piquenique, que você pode ir cada vez que passa de uma fase. Algumas vezes 
você poderá pegar um cartão repetido, então Kirby fará uma cara de triste. 
Abaixo todos os inimigos e informação deles.

1. Whispy Woods
---------------
É o chefe do pirmeiro planeta. Não me lembro de um jogo do Kirby em que Whispy 
Woods não tenha aparecido. Aqui não é tão grande como em Kirby - Nightmare in 
Dreamland. Ela também não ataca só com frutinhas, ela usa as razíes. O jeito, 
como nos outros jogos, é jogar as próprias frutinhas dela nela.

2. Whispy Wood Jr.
------------------
Ajuda Whispy Woods na batalha. Antes de derrotar Whispy Woods você terá que 
derrotá-lo. Na verdade há quatro deles. Eles ficam andando para a direita e 
esquerda e soltam um pequeno sopro capaz de ferir o Kirby. Fique atento e de 
olho porque este sopro é bem pequeno.

3. Pix
------
São três pixels. São os chefes do planeta Rock. Vencê-los não é difícil, o 
difícil é subir até o topo para poder fazer isso. Até lá você deve agüentar os 
braços lasers que eles fazem pra ferir o Kirby. Habilidade no movimento do 
Kirby é o segredo para não se ferir.

4. Acro
-------
Uma baleia orca assassina enfurecida. Ela é grande e pode te atacar tentando 
te trombar ou te jogando coisas que ela engoliu. A luta com ele acontece 
debaixo d'água portanto é bom ter um controle no nado. Acro, logicamente, nada 
mais rápido que o Kirby, por isso fique atento aos movimentos que ele usará 
adiante.

5. Magman
---------
Feito de lava, e somente lava. É um chefe difícil se você não tem poder. A 
luta contra ele não é difícil, mas demorada. Magman ataca com braços de lava 
bem longos. Depois ele vai te atacar com uma baforada ou soltando os pássaros-
de-fogo.


6. HR-H
-------
Um robô branço com alguns detalhes de azul, vermelho e amarelo. Ele tem 
poderosos braços e solta poderosos mísseis. HR-H é um difícil chefe, talvez 
mais difícil que Miracle Matter. Você só pode acertá-lo no momento que ele usa 
o braço.

7. HR-E
-------
Após derrotar HR-H você enfrente HR-E. É praticamente o mesmo robô, porém 
armado de outra forma. Agora você deve enfrentá-lo e ao mesmo tempo escapar 
dele se não quiser ser dilacerado. Ele continua soltando mísseis, e isso 
atrapalha na hora de cuspir alguma coisa nele.

8. Miracle Matter
-----------------
É um poliedro cheio de buracos. Ele tem 6 formas diferentes, mais esta que é a 
padrão. Cada uma dessas 6 formas usa como forma de ataque um poder que o Kirby 
pode ter, e para derrotá-lo você deve usar contra ele o poder da mesma forma 
que ele está.

9. Dark Matter
--------------
O verdadeiro chefe. Ele é uma nuvem negra, porém ao enfrentá-lo você verá um 
bicho com somente um olho e asas. Ele salta algumas bolas de energia. O ponto 
fraco dele é o olho, por isso atire com cristais ali. Depois, atire no coco da 
cabeça e depois no rabo verde que ele tem embaixo. É o chefe mais difícil.

10. N-Z
-------
Ele é pequeno, preto, tem dois chifres e dois pés brancos. Ele é o primeiro 
inimigo que você vê no 1-1. Fácilimo de matar. Ele pode te lembrar alguém da 
série do Super Mario, que seria o Goomba.

11. Rocky
---------
É uma pedra com dois olhos e pés laranja. Ele sempre está num lugar alto para 
que quando Kirby passe embaixo ele possa cair em cima e te ferí-lo. Ele pode 
pular se a altura for insuficiente. Rocky é lento depois que cai. É um prato 
cheio se você procura o poder da pedra.

12. Bronto Burt
---------------
Um dos inimigos mais vistos. Ele é rosinha, tem dois pés laranjas e duas asas. 
É como um inseto. Esse inimigo está na maioria de fases, e não te dá poder 
algum. Quando Kirby o suga você pode apertar "R" e dar uma pequena voada. Nada 
muito útil.

13. Skud
--------
É um foguete. Só um inimigo com aparência de foguete. Ele não aparece muito, 
mas se você precisar de bomba ele está aqui. Skud voa ao avistar Kirby e ele 
faz a trajetória dele para te acertar. Porém ele é muito lento, e mesmo um mal 
saltador pode escapar dele.

14. Gardo
---------
Não há como matar Gardo. Ele é preto, tem dois olhos e espinhos azuís ao 
redor. Em alguns lugares do jogo você pode o liberá-lo e assim tirá-lo do seu 
caminho. Em outros lugares ele tem uma trajetória definida, então o que você 
pode fazer é só desviar.

15. Shotzo
----------
Ele pode estar no teto ou embaixo. É um canhão que só sabe atirar bolinhas. 
Elas ferem o Kirby. Você só vai ser atingido por ele se passar em frente ao 
canhão dele. Se ele está no seu caminho e você deve passar em frente ele, 
então tenha certeza que não está passando no momento que ele vai atirar.

16. Spark-i
-----------
Você o encontra primeiramente na fase 4 do planeta Rock. Spark-i é um robô que 
flutua. Ele se abre e fecha, e tem somente um olho. Ele te dá o poder do 
choque. Se você segurá-lo com "R", ele atirará três bolinhas para frente, e 
poderá te proteger enquanto você anda com ele.

17. Bouncy
----------
Ele é rosa e detalhes vermelhos no corpo. Não o reconheceu? E se eu falar que 
ele tem uma mola? Ah, agora sim. Este inimigo é realmente irritamente, ou você 
passa embaixo dele ou por cima. É preferível tirar ele do caminho porque os 
saltos dele além de chato incomodam.

18. Glunk
---------
Parece uma alga. Ele é como o Shotzo, porém menos agressivo e não é 
invencível. Ele te atira bolinhas, pode estar no teto ou no chão. A diferença 
é que você pode sugá-lo, porém não tem poder. Mas se segurá-lo você terá ele 
ainda atirando em tudo que estiver em cima de você. Bom para atacar os 
inimigos voadores, como o Bronto Burt.

19. Slushy
----------
Ele parece um fantasminha, mas não é. Não há muito o que descrever nele. Ele é 
branco e parece não ter nada embaixo. Não tem poder... A referência que dou é 
a terceira fase do planeta Ripple, debaixo d'água. Além disso ele fica parado 
o tempo todo, não te ataca. Mas você perde energia se encostar nele.

20.Chily
--------
Um boneco de neve que ora espira flocos de neve, ora não. Quando ele fazer 
isso você não conseguirá derrotá-lo caso cuspa nele uma estrela ou outro 
inimigo. Chily é útil para se conseguir o poder de gelo porque é o inimigo com 
o poder do gelo que mais aparece e o que mais fica parado, apesar dele dar 
pequenos saltos.

21. Propeller
-------------
Eu não sei o que essa bolinha roxa com hélice na cabeça tem, mas ela te dá o 
poder de gelo. Ela te persegue, e te persegue bem porque como eu já disse, ela 
voa. Ela não aparecerá de volta no local dela se você a matou à menos que você 
tenha ido para outra seção e voltado.

22. Glom
--------
Um inimigo muito, muito, muito... muito chato. Glom é o sapo da parede. O ruim 
dele é que ele não pode te derrotar e tem uma boa precisão. Em frente ao 
buraco dele deverá haver bons itens, mas tome cuidado quando for pegar porque 
ele pode te engolir. E o que você acha do Kirby ser engolido por um inimigo? 
Irônico, não?

23. Mahal
---------
Mahal é condenado ao chão. Ele tem um "chapéu" verde e é amrelo. Como ele não 
se move, ele te ataca usando bolhas. Fique atento a ele porque ele pode se 
esconder embaixo da terra, então não haverá como derrotá-lo apesar de que você 
pode o vê-lo mesmo assim e fazer com que ele sai simplesmente se afastando. 
Esse inimigo não é problema, eu acho... Pelo menos ele nunca me deu problema.

24. Poppy Bros Jr.
------------------
Ele é tão legalzinho que podia até se tornar amigo do Kirby. Mas se fizesse 
isso, onde Kirby poderia conseguir bomba? Poppy Bros Jr. parece um humano, e o 
que ele faz é só atirar bomas. Outra coisa: ele não fica parado atirando, ele 
pode andar. Na maioria das vezes quando você for tentar sugá-lo acabará 
sugando também uma bomba que ele jogou. Mas fique tranqüilo, ela não explodirá 
na sua barriga.

25. Splinter
------------
Me admiro de um tronco de árvore ser inimigo. Isto mostra que até as coisas 
"não vivas" estão contra Kirby. Ou será que este tronco é vivo? Sempre que 
estiver subindo um morro fique atento a ele. O que ele vai fazer é rolar morro 
abaixo e você só vai ser pego se não pular. Então, pule!

26. Gobblin
-----------
Tão chato quanto o Gloom, porém mais fácil É a planta carnívora. Ela aparece 
primeiramente no planeta Rock, e em três de uma vez. Assim como o sapinho não 
há como derrotá-la, mas ela é mais fácil de se passar sem se ferir porque você 
a vê totalmente.

27. Kany
--------
Kany não pode ser substimado, ele anda e te fere até mesmo se você cai nele 
com a cabeçada. Esse caranguejo não te dá poderes, mas você pode sugá-lo e 
segurá-lo em seguida com "R" e acabar com todos os inimigos em cima de você.

28. Bivolt
----------
Bivolt é brilhoso e eletrocutado. Ele aparece em certas pilastras que o Kirby 
sobe. Quando ele aparecer ele te perseguirá, então o que você deve fazer é 
sair daquela pistras e pular para outra porque deverá haver uma por perto. Ou 
vá pelo chão, se o caminho não for em direção pra cima.

29. Sirkibble
-------------
Ele tem uma armadura de cavaleiro, pés, mãos vermelhas e atira um bumerangue. 
Sirkibble aparece muito nas fases, tanto que se você precisar de bumerangue 
ele com certeza estará por perto. Fique atento à forma de ataque dele; ele te 
atira bumerangue, e se for necessário pular para te acertar, ele vai fazer 
isso.

30. Gabon
---------
De todos os inimigos este é o "enganador". Ele te atira ossos, mas isso é o de 
menos. Quando você o suga você você só suga a parte de cima, que é a caveira. 
A debaixo, parecida com um pintinho de bermuda, continua viva e pode te ferir 
já que ele corre nervosamente para a direita ou esquerda.

31. Mariel
----------
Nome bonito demais para um inimigo tão sombrio. Mariel pareceria uma aranha se 
tivesse oito pernas, mas só tem quatro. Ele surge de repente do solo e começa 
a andar. Pode ser na direção do Kirby ou não; ele não uma obsceção por matar 
como muitos inimigos.

32. I3^
------
Um bloco verde com um olho. Ele fica no alto e tem como objetivo te esmagar. 
Está lembrado o que é? Se não está então você não chegou ao planeta Rock ainda 
porque a primeira aparição dele é lá. É fácil enganá-lo. Se você for esmagado 
perde uma vida em vez de 1 de energia.

33. Snipper
-----------
Snipper levanta do solo para machucar o Kirby. Não me lembro de outra fase em 
que ele apareça sem ser a terceira do planeta Rock. Não se pode saber onde ele 
está, simplesmente ande devagar. Geralmente é no final de redemoinhos.

34. Blowfish
------------
Se precisar de bomba debaixo d'água, pegue com este peixe verde. O problema é 
que ele explode quando Kirby chega perto, então você deve ser rápido se quer 
pegar a bomba. A explosão dele pode te ferir se você estiver perto demais. Na 
maioria das vezes ele é um obstáculo, em vez de um fornecedor de bomba.

35. Bonehead
------------
Esses inimigos que tem alguma ligação com osso não são legais. Esse é uma 
caveira com asas de morcego. Bonehead voa ao avistar Kirby e faz um mergulho 
bem para onde você está andando. Isso significa que ele sempre vai cair na 
frente do Kirby, então quando ele vir, suge/ataque-o.

36. Squibby
-----------
Eu acho Squibby uma gracinha... Ele é transparente, tem uma mancha vermelha no 
rosto e você só vê dois pontinhos pretinhos, os quais são os olhos. Embora ele 
pareça bonzinho, não passe por cima dele porque ele vai emitir enormes chifres 
da cabeça. Mas é difícil voar em cima dele se na maioria dos locais Squibby 
está dentro d'água. Ele é um terror na fase 3 do planeta Aqua.

37. Bobo
--------
Ele é um foguinho que não fica parado. Ele corre para os lados sem parar. É um 
bom fornecedor do poder do fogo já que está em muitas fases. Mesmo estando 
sempre em movimento, Bobo não é uma ameça. Seja rápido e salte por ele à menos 
que queira engolí-lo.

38. Bo
------
Ele aparece muito no vulcão, apesar de que você possa vê-lo no planeta Rock. é 
uma bolinha preta flututante com dois olhos brancos. Ele não tem poder e se 
move pouco para te encostar. É usado em algumas fases simplesmente para ser 
jogado contra minichefes.

39. Punc
--------
Ele é pretinho, tem pés lsaranjas e usa um capacete com três espigas. Quando 
Kirby se aproxima dele Punch protege todo o corpo com a espiga e rola como uma 
bola de espiga para acertar o Kirby. É um inimigo bem ofensivo, mas pelo menos 
tem o poder do ferrão.

40. Mite
--------
O problema de se andar correndo na terra é que de vez emquanto um Mite pode 
sair. Ele é laranja e é quadrúpide, tem o corpo redondo. Ele não te dá poder 
algum, mas te dá tédio porque andar devagar não é legal, principalmente quando 
se vai nas fazes simplesmente para passar dela e pegar os cartões de 
informação do inimigo.

41. Sandman
-----------
Esse montinho de areia está poucas fases, mas nas que ele está ele será seu 
obstáculo. Simplesmene sugue-o e cuspa-o. Você não pode segurá-lo com "R" 
porque ele se desintegrará. E ele também não te dá poder algum. O que mais 
posso falar sobre um inimigo tão inofensivo quanto esse?

42. Flopper
-----------
É o peixe vermelho. Se ele estiver fora d'água você deveria usá-lo para cuspi-
lo em outros inimigos. Se você o suga dentro d'água, você deveria usá-lo para 
acelerar o seu nado. Simplesmente sugue-o e segure-o com o botão "R".

43. Kapar
---------
Ele é verdinho, tem um chapéu amarelo, tem um bico e te salta círculos de 
espinho. É como Sirkibble, pula e atira de acordo com o necessário para te 
acertar. Você deveria derrotá-lo em vez de evitá-lo porque o pulo dele pode te 
alcançar.

44. Maw
-------
Esse bicho azul, com uma boca pontuda, somente um olho, também te engole como 
o Glom. Porém este é mais fácil de enganar porque ele não está na tela de 
fundo. Maw também pode ser morto, e o melhor momento é quando ele sai da 
guarda dele, que pode ser em cima ou embaixo.

45. Drop
--------
Ele cai da parede. É uma água cilíndrica com um núcleo vermelho. Kirby não 
pode segurá-lo com "R" porque ele vai se desintegrar, mas pode engolí-lo 
simplesmente para jogar em outro inimigo porque Drop não serve pra nada à não 
ser te chatear sendo um demorado obstáculo.

46. Pedo
--------
Para um inimigo te serve bomba, até que ele não é uma ameça. É um míssil verde 
cujo ápice é amarelo. Outra coisa é que ele só é encontrado debaixo d'água, 
onde bomba nem sempe é muito boa. Ele nunca está parado e não persegue o 
Kirby. A trajetória dele é sempre reta.

47. Noo
-------
É um fantasminha. Ele sai da parede e joga bolas para ferir o Kirby. Não há 
como matá-lo então seja rápido quando um desse aparecer perto de você.

48. Tick
--------
Tick te dá o poder do ferrão se engolido. Se você está no mesmo andar ou 
embaixo dele, Tick tem uma cara de bonzinho. Se você está num andar em cima 
dele, Tick adquire uma cara da malvado e tentará de espetar com o grande 
ferrão que ele tem na cabeça.

49. Caun
--------
Caun é formado por três pedras, a topo, e menor também, é o rosto dele. Caun 
só sabe pular, e aparece muito. É um inimigo fácil de derrotar, e ele te dá a 
pedra. Se segurar Caun com "R" após engolí-lo, ele pode ser jogado e atingir 
muitos inimigos.

50. Pompey
----------
Pompey é uma rocha com um buraco no topo, e por ele sai muitas outras rochas 
pegando fogo que podem ferir o Kirby. Pompey pode te ferir caso tente sugá-lo 
porque as rochas acertam toda área ao redor dele. Mas mesmo assim, se precisar 
de pedra você pode contar com ele.

51. Hack
--------
Um machado com pés. Ele corre em direção ao Kirby e dá o seu ataque. Nesse 
instante em que ele ataca, Hack não pode ser derrotado por alguns ataques de 
alcance. Ele é rápido e só não tenta te atacar se você estiver no ar. Se quer 
pedra, Hack possui. Mas cuidado para não perder sua estrela quando a for jogar 
nele.

52. Burnie
----------
É um passaro amarelo que joga pedrinhas de fogo. Você o verá toda hora na fase 
do vulcão e vai se chatear com ele, porque caso você esteja fazendo alguma 
coisa ele virá e você terá que parar de fazer para atacá-lo. O bom dele é que 
ele tem o poder do fogo.

53. Fishbone
------------
É um peixe formado só de ossos. O rosto dele é atirado na sua direção quando 
você aparece, então outro rosto surge e ele atira de novo. Fishbone realmente 
incomoda, principalmente quando é debaixo d'água, onde o tiro dele é mais 
forte que o nado do Kirby. Ele te dá o poder do bumerangue.

54. Frigis
----------
É um pássaro azul que joga pedrinhas de gelo. Ele fará também um ataque aéreo. 
Por isso é mais terrível que o seu rival gêmeo, o Burnie. Frigis te dá o poder 
do gelo, mas você não precisará muito deste poder nas fases que ele aparece. 
Tome cuidado com este inimigo quando ele aparecer.

55. Sowyer
----------
É uma serra elétrica, porém você só vê metade dela no chão quando ela está 
fase porque a outra metade está debaixo da terra. Ela fica andando para a 
direita e para a esquerda. Ela não é um perigo se você sabe que ela está ali. 
Eu achava que ela te dava pedra, mas não é, é bumerangue.

56. Turbite
-----------
Ele é roxo, tem garras cinzas, e fica esperando o Kirby passar embaixo para 
agarrá-lo e lhe soltar uma descarga elétrica. Este é o Turbite, um inimigo que 
geralmente fica escondido em lugares altos. Enganá-lo é muito fácil, e se você 
precisar do poder do choque não é problema se este inimigo está por perto.

57. Plugg
---------
É uma tomada, com pés verdes. Ele anda, porém muito devagar. A forma de ataque 
dele é eletrocutar o chão e ferir um bom espaço ao redor dele. Então se 
encontrá-lo pule para acabar com ele ou passar direto. Plugg é rapido nessa 
forma de ataque. Ele te dá o poder do choque.

58. Ghost Knight
----------------
Um fantasma azul, de um olho só, com um escudo é uma espada de cavaleiro. O 
bom desse inimigo é que ele só te ataca se você chegar perto dele, isso porque 
ele só fica parado. Ele te dá o poder de ferrão. Ghost Knight não é derrotado 
por ataques de alcance. Ele se protegerá de qualquer estrela ou inimigo que 
você jogar nele. Então se for fundir um poder, suge-o antes.

59. Zoos
--------
Um bichinho elétrico em cima de uma nuvem. Quando você o tira daquela nuvem, 
ela some. Ele te fornece o poder do choque caso queira. Porém, se vai pular 
para sugá-lo, tenha em mente que ele solta faíscas elétricas e que elas podem 
te acertar e cancelar o seu pulo. Algo tediante...

60. Kacti
---------
Um cacto verde de quatro pontas que só pula, pula, pula... É um inimigo que 
não te oferece ameça. Se precisar de pegar o poder do ferrão, sugiro que pegue 
num inimigo tipo esse. Acho que já falei tudo sobre ele...

61. Rockn
---------
Este é um torpedo azul. Ele anda em linha reta, e pode te acertar se você 
entrar na trajetória dele. Rock só aparece na fase da fábrica. Ele te dá o 
poder a bomba, e não é difícil de ser sugado.

62. Chacha
----------
Ela tem uma saia, uma face feliz, e está sempre sacudindo dois chocalhos. Ela 
é parada, e não vai te atacar. Mas você pode sugá-la por nada se quiser. 
Chacha pode ser encontrada em algumas telas de mundo, mas nada você pode fazer 
se ela estiver lá.

63. Galdo
---------
Um dragão vermelho com espigas nas costas. Ele fica com os olhos fechados e 
parece ocioso. Porém quando ele os abre e solta a baforada de fogo. Galdo te 
dá o poder de fogo e pode ser carregado te defendendo de todos os inimigos que 
estiverem na sua frente.

64. Bumber
----------
Uma bolinha laranja, com dois enormes olhos, pés roxos e um guarda-chuva na 
cabeça. Ele cai devagar, e quando atinge o chão ficará andando para frente e 
para traz. Se você o tiver na sua cabeça você pode cair devagar.

65. Scarfy
----------
Ele é laranja e flutua. Quando Kirby dá ss costas para este inimigo você como 
ele é feio, e vê que ele tentará te atacar. Então vire-se para ele de novo e 
você verá que ele volta à face de bonzinho. O que fazer? Derrote-o com o sopro 
a menos que tenha um poder. Ele não pode ser sugado.

66. Nruf
--------
Ele parece um javali, porém sem presas. Ele corre velozmente e se atingir uma 
parede ele muda de direção. Se ele te encosta ele não é destruido. Nruf é bem 
rápido e te alcança se você não corre. Ele geralmente surge de repente da 
tela, então pule quando o ver.

67. Emp
-------
É um pingüim que quando vê o Kirby corre. Se quer matá-lo você deveria usar um 
ataque longo, ou correr atrás dele se não tem nenhum. Emp possui o poder do 
gelo. Bem lógico para um pingüim, não é?

68. Magoo
---------
É uma bola preta com fogo em volta. Ele surge da lava, simplesmente para te 
chatear. Ele te dá o poder do fogo, e aparece muito pouco no jogo. Você não 
precisa matá-lo porque é muito mais fácil pular sobre ele e continuar o 
caminho.

69. Yariko
----------
Este inimigo parece viver na selva. Ele geralmente está em lugar alto, e pula 
para jogar sua lança no Kirby. Para derrotá-lo você deveria usar um ataque de 
alcane ou cornometrar o seu pule. Ele é bem chato e seu tiro é certo quando 
você está corrento sem evitá-lo.

70. Flutter
-----------
Uma borboleta com asas brancas de extremidades pretas. Ela só pode ser 
encontrada na primeira fase do planeta Pop e na primeira do planeta Ripple. 
Ela não te tira energia, e você não pode derrotá-la. Ela só fica voando.

71. Wall Shotzo
---------------
É um canhão que fica na parede. Wall Shotzo não pode ser derrotado, e mesmo se 
pudesse você não conseguiria porque este fica quase sempre na tela de fundo. 
Ele tem uma pontaria boa, porém fácil de escapar. Nada que bons pulos não 
façam.

72. Keke
--------
Uma bruxinha que voa em cima de uma vassoura. Ela tem um vestido preto, cabelo 
branco e um laço preto no cabelo. Ela não é malvada porque não te ataca. Ela 
sempre está na tela de fundo, e você pode vê-la em poucas fases. Uma delas é a 
fase 4 do planeta Rock.

73. Sparky
----------
Ele parece uma gotinha verde com duas bolinhas amarelas na cabeça. Ele se 
eltrocuta por alguns segundos, e quando isso acontece você não pode derrotá-lo 
com ataques de alcance. Sparky não anda muito, mas vai em sua direção quando o 
vê.

74. Ignus
---------
Ele é uma rocha, meio preta e marrom. Ele está debaixo d'água somente e está 
lá para você encostar nele e se ferir. Simplesmente um obstáculo. Você pode 
sugá-lo e cuspí-lo, afinal, é só um obstáculo e não serve para nada.

75. Flora
---------
Ela desce vagarozamente no ar rodando. Quando ela chega no chão ela não faz 
mais nada a não ser girar. Você pode segurá-la e descer como se estivesse 
segurando o Bumper. Ela porém aparece muito menos.

76. Putt
--------
Putt está sempre no alto de morros porque ele empurra uma pedra pra cair na 
sua direção. Ele parará qualquer um que gosta de fazer o Kirby usar ataques 
combinados que não precisam de pulo. Depois que ele atirou a rocha Putt está 
vulnerável a qualquer sugada.

77. Pteran
----------
Ele lembra muito um pterodáctilo. Ele é roxo e só tem asas. Petron é um 
planador e sempre acertará a direção para encostar e ferir no Kirby. Pteran 
pode ser segurado para você planar o Kirby. Bem divertido.

78. Mumbies
-----------
Ele é cinza e tem um grande olho vermelho. Ele parece ser metálico... Ele te 
ataca tentando te encostar. Mumbies é bem chato, mas fique tranqüilo porque 
ele aparece bem pouco.

79. Pupa
--------
Ele tem o corpo listrado de vermelho e amaelo, e quando Kirby se aproxima ele 
desce numa teia. Se você cortar a teia ele vai cair. Você pode soprar a teia 
também. Simplesmente pule quando ele descer e você o derrotará sem problema.

80. Mopoo
---------
Uma bola de neve. Ele sempre sai do chão e vai para o teto. Mas pode acontecer 
o contrário, ele ir do teto para o chão. Ele aparece de surpresa, você não 
saberá onde ele está à menos que tenha visitado a fase. Por isso vá atento na 
fase da nuvem.

81. Zebon
---------
Eu não sei porque Zebon é considerado um inimigo. Ele é uma bolha verde com 
uma cara feliz. Quando você o encosta Zebon te lança para lugares bem altos, 
te ajudando, então.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

                          12. Destrancado Coisas

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Algumas coisas no jogo são liberadas após você fazer alguma tarefa. São as 
coisas abaixo.

Verdadeiro Chefe
----------------
Colete todos os Crystal Shards e finalize o jogo vencendo Miracle Matter de 
novo. Você deve derrotá-lo após ter pego todos os Crystal Shards. Você verá 
outra nova seqüencia. O Planeta Dark estará disponível, e lá o verdadeiro 
chefe do jogo, o Dark Matter.

Teste de Som
------------
Vencendo Miracle Matter, chefe do planeta Murmúrio, você libera o teste de 
som. É um lugar onde você ouve as músicas e os demais sons do jogo. Você não 
precisa de ter todos os Crystal Shards.


Boss Battles
------------
Vencendo o chefe final do jogo, o Dark Matter, você libera o menu "Boss 
Battle" no seu game. Lá você luta com todos os chefe seguidamente, sem poder 
restaurar sua energia e da forma tradicional: sem poder. Isso inclui todos os 
chefes do jogo.


Dificuldade nos Mini-Games
--------------------------
Simplesmente vença um nível para liberar a dificuldade posterior. Vença no 
nível "Easy" para liberar o nível "Normal". Vença no nível "Normal" para 
liberar o nível "Hard".


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

                             13. Informação Legal

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Esse detonado foi feito por mim, Bruno, e você não pode postá-lo no seu site à 
menos que eu te dê permissão. Ele também não pode ser modificado, nem mesmo se 
for por algum erro que você tenha encontrado, nesse caso me avise no meu e-
mail, que se encontra no topo desse detonado. Por enquanto, apenas os 
detonados abaixo possuem permissão para postar esse detonado:

  GameFAQs: www.gamefaqs.com
  OrionGames: www.oriongames.com.br
  União Gamers: www.uniaogamers.blogspot.com

** A versão mais atualizada deste detonado poderá ser encontrada sempre
   disponível no GameFAQs. **


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

                              14. Agradecimentos

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Fazer um detonado de Kirby 64 não foi dificil. A única coisa tediante foi 
encontrar os cartões de informação dos inimigos para montar aquela seção. 
Deixo aqui os agradecimentos e créditos:

- a você que leu;

- a CWall que me ajudou com os Crystal Shards que não peguei;

- aos sites que postaram meu detonado com minha permissão.

E agradeço a você por ter lido o meu detonado. Lembrando que você não pode 
modificá-lo, passar para outro formato e nem usá-lo de forma alguma para 
ganhar dinheiro. Eu o fiz para ajudar aqueles que querem jogar Kirby64 - The 
Crystal Shards.