Zeebo: O Famigerado Console da Tectoy!

Zeebo é o quarto console da sétima geração de videogames. Fruto da parceria entre a empresa brasileira Tectoy, e a empresa americana Qualcomm, o console foi lançado em abril de 2009, e conta com várias propostas inovadoras para o mercado.

O Console
- Zeebo foi o primeiro console a ser direcionado exclusivamente para o mercado interno de games do Brasil. Em sua pequena biblioteca de lançamentos recentes, encontram-se títulos totalmente traduzidos para o português, além de jogos produzidos por softhouses brasileiras feitos exclusivamente para o console. Como é o caso da série Zeebo Extreme.

- Uma das maiores propostas do Zeebo é o fato de o aparelho não utilizar mídias físicas para os jogos, como CDs e cartuchos. Os jogos podem ser baixados diretamente para o aparelho, através de uma rede claro 3G já embutida em seu hardware. Ou seja, não há necessidade de assinaturas nem de mensalidades para acessar a internet. A rede é gratuita e todos podem ter acesso. Isso é exclusivo do Zeebo, nenhum outro console possui tecnologia 3G embutida em seu hardware.

Apesar dos desenvolvedores do Zeebo utilizarem o conceito de Internet ao falar da rede do console , é mais correto é afirmar que o console possui uma rede denominada Intranet, que é uma rede privada e limitada. Já que o conceito de internet é utilizado para denominar toda a rede mundial. Isso quer dizer que o console possui apenas uma rede privada e oficial, na qual até o momento só é possível realizar downloads de games, e não acessar integralmente os conteúdos da internet.

Bom, como nem tudo na vida são flores, é preciso destacar o lado ruim do Zeebo, que talvez selou seu destino. Segue abaixo o que o console tem de “desagradável”.

- As respostas dos controles são demasiadamente lentas, quando se joga no console, percebe-se que há atraso das respostas do controle. Além dos terríveis slowdowns presentes em quase todos os jogos. Esses defeitos são provavelmente resultados da limitação do hardware do videogame, ou da falta de tempo para se corrigir os erros antes do lançamento do console.

- A concorrência: O principal concorrente direto do Zeebo é nada mais, nada menos que o Playstation 2, o videogame mais jogado no mundo atualmente, e que possui uma vasta biblioteca de games e que ainda há lançamentos até hoje. Os dois aparelhos possuem preços similares (talvez seja possível até achar um PS2 mais barato que o Zeebo!). O preço inicial do Zeebo era de 499 reais!

Resident Evil 4

- A qualidade dos jogos: O ponto mais crítico do Zeebo é quando se fala dos seus jogos. Uma coisa difícil de se acreditar, é que os caras da Tectoy estão pegando jogos de celular e colocando pra download no console! Isso é um relaxo inacreditável! É como pegar um joguinho de celular e
"esticar" em uma tela de TV.

Acessórios

Controle:
o console acompanha dois controles digitais padrão. Seu controle se assemelha muito ao classic controller, do Wii. Ele possui dois analógicos e um direcional digital. Quatro botões de ação e dois botões de ombro.

Boomerang: com mais 100 reais, é possível levar junto um controle em forma de bumerangue que possui sensores de movimento, seguindo a nova onda dos controles atuais. É possível utilizá-lo em duas posições.

Comentários

Anônimo disse…
OH. Qualé pessoal, o Zeebo não é tão ruima assim.
Anônimo disse…
É mesmo eu tenho o zeebo e gostei ja zerei 7 jogos.
Quake 1 e 2
fifa soccer 2009
prey 2 evil
need for speed
crash bandicoot nitro kart 3D
action hero 3D