Detonado de Final Fantasy Tactics

FINAL FANTASY TACTICS
INDICE:
1 - Instruções Básicas
 1.1 - O Mapa
 1.2 - O Menu de Opções
  1.2.1 - Move
  1.2.2 - Formation
  1.2.3 - Brave Story
  1.2.4 - Tutorial
  1.2.5 - Data
  1.2.6 - Option
 1.3 - Tipos de Personagem
 1.4 - O Menu das Cidades
  1.4.1 - Bar
  1.4.2 - Shop
  1.4.3 - Soldier Office
  1.4.4 - Fur Shop
 1.5 - A batalha
2 - Jobs
 2.1 - Jobs Comuns
 2.2 - Jobs Especiais
3 - Detonado
 3.1 - Introdução
 3.2 - Prólogo
 3.3 - Capítulo 1 - The Meager
 3.4 - Capítulo 2 - The Manipulator and the Subservient
 3.5 - Capítulo 3 - The Valiant
 3.6 - Capítulo 4 - Somebody to Love
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1 - Instruções Básicas



1.1 - O Mapa

É onde você se movimenta de um local para outro no mundo de Final Fantasy 
Tactics, cada local é representado por um ponto de diferentes cores, essas 
cores determinam o seguinte: 

Vermelho - São locais que você ainda não visitou

Azul - São as cidades ou castelos, onde você pode compras ítens e armas, 
comprar soldados entre outras coisas, existem alguns pontos azuis menores 
em que não ocorre nada se você pisar.

Verde - São os locais onde você pode entrar em uma batalha ou não ao pisar 
neles, são as chamadas batalhas aleatóreas que sempre tem o mesmo objetivo 
que é derrotar todos os inimigos e são perfeitas para evoluir seus 
personagens. 

Obs: Nas batalhas aleatórias, o nível dos inimigos depende do nível dos seus
personagens, ou seja, quanto mais fortes seus guerreiros estiverem, mais 
fortes seus inimigos estarão, isso não acontece nas batalhas que fazem 
parte da história.




1.2 - O Menu de Opções

Você pode acessá-lo apertando triângulo no mapa, ele exibe uma série de 
opções listadas a seguir: 

1.2.1 - Move
Ao utilizar esse comando aparece uma lista de locais onde você pode ir, 
escolhas um desses locais e o personagem irá para lá indo pelo caminho mais 
curto, você pode fazer isso de outro jeito, colocando o cursor (maozinha) 
sobre o ponto onde deseja ir e clicar nele. 

1.2.2 - Formation
Aqui você cuida dos seus personagens, esse comando abre outra lista de 
opções que será listada a seguir: 

Status - Como o nome já diz, serve para ver os status de seu personagem, 
com Ataque, defesa, poder mágico, etc. 

Item - Serve para equipar seus personagens, você pode fazer isso manualmente 
ou escolher a opção "Best" para equipá-lo automaticamente com o que você 
tiver de melhor. 

Ability - Abre três novas opções, Set e Remove servem respectivamente para 
equipar e remover um certa abilidade e Learn serve para aprender uma nova 
abilidade, escolhendo essa opção aparece uma lista de Jobs que já estão 
disponíveis para aquele personagem, escolhendo um desses jobs aparece uma 
lista de habilidades que podem ser aprendidas, bem, não é bem essa a 
palavra, pois você precisa comprá-las e para tal você precisa de JP que 
você ganha nas batalhas cada vez que executa uma ação bem sucedida.


Change Job - Serve para mudar a profissão de um personagem.


Order Unit - Serve para organizar seus personagens de acordo com vários 
critérios.


Remove Unit - Serve para expulsar um personagem do seu grupo, essa ação não 
tem volta, ou seja, um personagem expulso nunca mais volta, então pense bem 
antes de fazer isso ok? 

1.2.3 - Brave Story
É um tipo de diário onde você pode ver tudo o que aconteceu durante a sua 
jornada, rever cenas, ver quantos inimigos você matou e quantos personagens 
seus morreram, entre outras coisas. 

1.2.4 - Tutorial
Explica como jogar, inútil, você tem esse tutorial aqui, pra que usar um em 
inglês? 

1.2.5 - Data
Serve para salvar seu jogo ou carregar um salvamento anterior. 

1.2.6 - Option
Altera algumas configurações do jogo, isso é completamente inútil, portanto 
não vou entrar em detalhes.




1.3 - Tipos de Personagem

Genéricos - São personagens comuns que não tem participação ativa na 
história e servem apenas para lutar, eles podem até ser comprados nos 
"Soldier Office". 

Especiais - São os personagens que tem uma participação ativa na história 
do jogo, mesmo que bem pequena e possuem as chamadas Jobs Especiais. 

Monstros - São os inimigos que você enfrenta nas batalhas aleatóreas, são 
vários que você pode ter no seu grupo e todos eles com habilidades variadas, 
alguns realmente úteis, outros nem tanto, os mais comuns de entrarem no seu 
grupo são os Chocobos. 

Guests - São personagem especiais que nas batalhas agem por conta própria, 
ou seja, você não os controla, alguns passam integrar seu grupo 
permanentemente, outros só lutam uma única batalha e nunca mais te ajudam 
de novo.





1.4 - O Menu das cidades

Quando você chega em alguma cidade (ponto azul) e aperta círculo sobre ela 
aparecem algumas opções que serão descritas a seguir: 

1.4.1 - Bar
Basicamente tem duas utilidades, quando você o acessa aparece outro menu 
com as seguintes opções: 

Rumor - São as "fofocas" sobre alguns fatos que ocorrem durante o jogo, 
eles podem te dar algumas dicas sobre o que fazer, alguns são realmente 
importantes para se conseguir um certo personagem ou acessar um certo local, 
ambos secretos mas isso será melhor explicado no detonado. 

Proposition - Só está disponível a partir do capítulo dois, são trabalhos 
especiais que podem ser realizados por seus personagens, o tipo de trabalho 
varia muito e exige uma certa quantidade de dias para ser realizado, 
basicamente é assm: Você escolhe um trabalho, se aceitá-lo deve escolher 
até três personagens para realizá-lo, lembrando que só os genéricos podem 
ir, em seguida você escolhe em quantos dias o trabalho será realizado, 
tendo um valor mínimo e um máximo, agora você deve andar pelo mapa até que 
se passem estes dias, cada local que você pisa no mapa representa um dia 
passado, quando todos os dias tiverem se passado, volte até o bar daquela 
cidade e escolha a opção Report Job, dependendo do desempenho de seus 
personagens cada um ganhará uma certa quantia de JP e você ganha uma certa 
quantidade em dinheiro. 

1.4.2 - Shop
Como você já deve imaginar é onde você compra ítens, armas e equipamentos 
de proteção, não há muito o que falar sobre isso. 

1.4.3 - Soldier Office
É onde você compra soldados, você pode comprar Squire ou Chemist, talvez os 
iniciantes venham a usar essa opção, mas os mais experientes deveram 
achá-la um tanto quanto inútil. 

1.4.4 - Fur Shop
Só está disponível no capítulo 3 e é onde você troca as pele de monstros 
que você conseguiu nas batalhas por ítens, para conseguir a pele de 
monstros você deve ter equipada a habilidade Secret Hunt dos Ladrões, e 
então matar um monstro com um ataque normal para conseguir a pele dele, 
dependendo do monstro, você pode conseguir ítens maravilhosos.




1.5 - A Batalha

O campo de batalha em Final Fantasy Tactics pode ser comparado á um jogo de 
xadrez, onde existem algumas peças principais e outras secundárias, Ramza 
por exemplo pode ser considerado o Rei, pois se ele morrer e virar cristal 
ou baú, mesmo que os outros ainda estejam de pé será Game Over, já no caso 
de algumas batalhas basta derrotar o líder ou inimigo principal para vencer, 
sem precisar derrotar os outros, ao começar a batalha quando você for 
realizar a ação com algum personagem, irão aparecer as seguintes opções: 

Move - Serve para fazer um personagem andar de um ponto a outro no campo de 
batalha, a distância que ele pode percorrer depende do seu Move e varia de 
profissão para profissão. 

Act - Serve para realizar uma ação com seu personagem, seja para usar um 
ataque normal, usar uma abilidade do job em que ele se encontra ou ainda 
usar uma habilidade equipada de outro job, sempre que você realiza uma acão, 
qualquer que seja ela, você ganhará uma quantidade de experiencia e JP, a 
cada 100 pontos de experiencia ganhos o personagem subirá de nível podendo 
chegar no máximo em 99, o JP serve para comprar novas abilidades para uma 
certa profissão e quando você ganha uma certa quantidade de JP a profissão 
evolui ou sobe de nível podendo chegar no máximo em nível 8. 

Wait - Encerra o turno do seu personagem sem realizar nenhuma ação. 

Status - Serve para ver os status de seu personagem. 

Auto Battle - Coloca os personagens para agirem por conta própria, só faça 
isso se estiver com muita preguiça.

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2 - Jobs

2.1 - Jobs Comuns
São as profissões em Final Fantasy Tactics, cada profissão tem uma 
característica própria e habilidades exclusivas, algumas realmente uteis, 
outras nem tanto, abaixo segue uma tabela com todos os jobs e suas 
principais características.

JOB:              Squire
REQUERIMENTOS     Nenhum
COMAND ABILITY    Basic Skill
REACTION ABILITY  Counter Tackle
SUPORT ABILITY    Equip Axe, Monster Skill, Defend e Gained JP Up
MOVE ABILITY      Move + 1 
AVALIAÇÃO         Boa no começo, com várias habilidades muito úteis, como 
                  Acumulate, Counter Tackle e Gained JP Up, mais com o 
                  surgimento de outras profissões, torna-se obsoleta. 

                  Chemist 
                  Nenhum 
                  Item 
                  Auto Potion 
                  Throw Item, Maintenance e Equip Change 
                  Move-Find Item 
                  Esta é sem dúvida uma das profissões mais úteis, como 
                  curandeiros os Chemists são tão bons quanto os Priests ou 
                  até melhores, e a partir do momento em que eles passam a 
                  usar Guns, sua utilidade aumenta ainda mais. 

                  Knight 
                  Squire Lv. 2 
                  Battle Skill 
                  Weapon Guard 
                  Equip Armor, Equip Shield e Equip Sword 
                  Nenhum 
                  Os cavaleiros tem um bom ataque, mas é só isso, 
                  infelizmente eles não tem nenhuma habilidade que preste, 
                  servindo apenas para conseguir outras profissões. 

                  Priest 
                  Chemist Lv. 2 
                  White Magic 
                  Regenerator 
                  Magic Defend Up 
                  Nenhum 
                  Os Priest são bons como curandeiros, pois podem curar 
                  mais de um personagem ao mesmo tempo, mas se você quiser 
                  uma cura imediata é melhor contar mesmo com os Chemists. 

                  Archer 
                  Squire Lv. 2 
                  Charge 
                  Speed Save
                  Arrow Guard, Equip Crossbow e Concentrate 
                  Jump + 1 
                  Os arqueiros tem um ataque semelhante ao dos Knignts, mas 
                  eles podem atacar a longas distancias o que os torna bem 
                  mais úteis, mas a partir do momento em que os Chemists 
                  passam a usar Guns, os Archers se tornam dispensáveis. 

                  Wizard 
                  Chemist Lv. 2 
                  Black Magic 
                  Counter Magic 
                  Magic Attack Up 
                  Nenhum 
                  Wizard são ótimos, suas magias causam um grande estrago 
                  nos inimigos e as outras habilidades também são muito úteis. 

                  Monk 
                  Knight Lv. 2 
                  Punch Art 
                  HP Restore, Counter e Hamedo 
                  Martial Arts 
                  Move-HP Up 
                  Uma das melhores profissões do jogo, os Monks tem um 
                  ataque impressionante apesar de não usarem armas e a 
                  maioria de suas habilidades são muito úteis, você deverá 
                  usá-los durante todo o jogo. 

                  Oracle 
                  Priest Lv. 2 
                  Yin-Yang Magic 
                  Absorb Used MP 
                  Defense Up 
                  Any Weather e Move-MP Up 
                  Oracles podem ser úteis em algumas ocasiões e tem algumas 
                  habilidades úteis, mas você não deverá usá-los muito. 

                  Thief 
                  Archer Lv. 2 
                  Steal 
                  Caution, Gilgame Heart e Catch 
                  Secret Hunt 
                  Move + 2 e Jump + 2 
                  Os ladrões tem um ataque fraco pelo fato de usarem adagas, 
                  mas eles possuem algumas habilidades úteis, como Steal 
                  Heart, Secret Hunt e Move/Jump + 2, aprenda essas e 
                  esqueça o resto. 

                  Time Mage 
                  Wizard Lv. 2 
                  Time Magic 
                  Critical Quick e MP Switch 
                  Short Charge 
                  Teleport e Float 
                  Time Mages são muito bons, suas magias são bastante úteis 
                  contra alguns inimigos e a Support Ability Short Charge 
                  também é muito útil para outras profissões. 

                  Geomancer 
                  Monk Lv. 3 
                  Elemental 
                  Counter Flood 
                  Attack Up 
                  Any Ground e Move on Lava 
                  Os Geomancers não tem nada de extraordinário, mas também 
                  não são ruins, seu comand ability Elemental é baseado no 
                  terreno onde ele pisa e tem um bom alcance além de causar 
                  diversos status negativos, outra habilidade útil é o 
                  attack up. 

                  Mediator 
                  Oracle Lv. 2 
                  Talk Skill 
                  Finger Guard 
                  Equip Gun, Train e Monster Talk 
                  Nenhum 
                  Essa é na minha opinião a mais inútil das chamadas 
                  profissões comuns, mediadores não tem absolutamente nada 
                  que preste além de ter um ataque e defesa horríveis, 
                  use-os apenas para conseguir outras profissões. 

                  Lancer 
                  Thief Lv. 3 
                  Jump 
                  Dragon Spirit 
                  Equip Spear 
                  Ignore Height 
                  Esta é na minha opinião, a melhor das chamadas profissões 
                  comuns, os Lancers tem um ataque monstruoso e seu comando 
                  Jump o deixa invulnerável por alguns turnos, equipe nele 
                  a suport ability Two Hands dos Samurais e pronto, você 
                  terá uma máquina de matar quase perfeita. 

                  Summoner 
                  Time Mage Lv. 2 
                  Summon Magic 
                  MP Restore 
                  Half of MP 
                  Nenhum 
                  Esta é a segunda melhor profissão do jogo na minha 
                  opinião, as Summons podem ser realmente devastadoras e a 
                  habilidade Half MP é utilíssima, o único problema é a 
                  demora em executar as magias, mas isso pode ser resolvido 
                  com Short Charge dos Time Mages. 

                  Dancer (só para mulheres) 
                  Geomancer Lv. 4 e Lancer Lv. 4 
                  Dance 
                  Atk Save e Brave Up 
                  Nenhum 
                  Jump + 3 e Fly 
                  Com excessão da habilidade Jump + 3, as dançarinas são 
                  simplesmente inúteis, seus comand abilities raramente 
                  acertam o inimigo e elas são muito frágeis. 

                  Bard (só para homens) 
                  Mediator Lv. 4 e Summoner Lv. 4 
                  Sing 
                  Mag Atk Save e Faith Up 
                  Nenhum 
                  Move + 3 e Fly 
                  Bards são bem mais úteis que as Dancers, seu comand 
                  ability tem mais chances de acertar, além de terem 
                  Move + 3. 

                  Samurai 
                  Knight Lv. 3, Monk Lv. 4 e Lancer Lv. 2 
                  Draw Out 
                  Metabone Slash e Blade Grasp 
                  Equip Knife e Two Hands 
                  Walk on Water 
                  Os Samurais tem um ótimo ataque, mas tirando Two Hands, 
                  todas as suas outras habilidades são inúteis, aprenda 
                  essa e use-a em um Lancer. 

                  Ninja 
                  Archer Lv. 3, Thief Lv. 2 e Geomancer Lv. 2 
                  Throw 
                  Sunken State e Abandon 
                  Two Swords 
                  Move in Water 
                  Os ninjas estão em quarto lugar na lista das melhores 
                  profissões, o fato de usarem duas armas (dois ataques 
                  normais seguidos) faz deles extremamente mortais, e seu 
                  comando Throw é bem útil também, como em Final Fantasy 
                  Tactics, dinheiro não é problema, não venda suas armas, 
                  guarde-as para jogá-las com os Ninjas. 

                  Calculator 
                  Priest Lv. 4, Wizard Lv. 4, Oracle Lv. 3 e Time Mage Lv. 3 
                  Math Skill 
                  Distribute e Damage Split 
                  Gained Exp Up 
                  Move-Get Exp e Move-Get JP 
                  O Calculator é bom, mas os iniciantes podem se complicar 
                  um pouco para usá-lo, principalmente quem é ruim de 
                  matemática, mas depois que você pegar o jeito ele poderá 
                  se tornar uma poderosa arma, suas outras habilidades são 
                  muito úteis, seu único defeito é ter a pior defesa dentre 
                  as profissões. 

                  Mime 
                  Squire Lv. 8, Chemist Lv. 8, Geomancer Lv. 4, Lancer Lv. 4,
                  Mediator Lv. 4 e Summoner Lv. 4 
                  Mimic 
                  Nenhum 
                  Nenhum 
                  Nenhum 
                  Lembra quando eu disse que o mediador era a profissão 
                  mais inútil, perdoem-me, pois eu me enganei, esta sim é a 
                  profissão mais inútil do jogo, o mímico apenas imita a 
                  última ação praticada por um aliado, isso até poderia ser 
                  útil, em qualquer outro jogo da série Final Fantasy, mas 
                  em Tactics isso é totalmente fora de propósito, além 
                  disso ele não tem nenhuma reaction, support ou move 
                  ability, não entendo porque demora tanto pra conseguir. 




2.2 - Jobs Especiais

São as profissões pertencentes aos personagens que tem uma participação 
ativa na história do jogo, a única coisa diferente nelas são os Command 
Abilites, já os Reaction, Support e Move são os mesmos dos Squires para 
todos, abaixo segue mais uma tabela relacionando estas profissões:

JOB / PERSONAGEM: Squire / Ramza, Delita (capítulo 1) e Algus
COMMAND ABILITY: Guts
AVALIAÇÃO: As mesmas habilidades dos Squires com alguns Command Abilites 
           extras, bom no começo, mas com o surgimento de novas profissões, 
           torna-se dispensável. 
 
            Holy Knight / Agrias e Delita (capítulo 2 e 4) 
            Holy Sword 
            Muito boa, seus ataques podem ser realmente devastadores com 
            uma boa espada. 

            Dark Knight / Gafgarion 
            Dark Sword 
            A princípio parece ser um bom Job, mas você não o usará por 
            muito tempo, então nem ligue muito pra ele. 

            Engineer / Mustadio 
            Snipe 
            As habilidades de Mustadio são realmente úteis em algumas 
            batalhas e o fato de ele usar Guns permite um ataque a longa 
            distancia, infinitamente melhor que os Archers. 

            Heaven Knight / Rafa 
            Truth 
            Os ataques de Rafa até causam um dano razoável, infelizmente, 
            os alvos e o número de ataques são aleatórios, o que diminui 
            muito o uso dela, se faltar espaço para colocar alguém mais 
            importante, não hesite em dispensá-la. 

            Hell Knight / Malak 
            Untruth 
            Tudo o que foi dito sobre Rafa, vale para o seu irmão 

            Divine Knight / Meliadoul 
            Mighty Sword 
            Os Ataques de Meliadou, são bem úteis, pois além de causar um 
            bom dano ela SEMPRE quebra o equipamento do inimigo, 
            infelizmente ela torna-se dispensável com a chegada de Orlandu. 
            
            Holy Swordsman / Orlandu 
            All Swordskill 
            Simplesmente o mais poderoso personagem do jogo, além de reunir 
            os ataques de um Holy / Dark / Divine Knight, Orlandu ainda vem 
            com a toda poderosa espada Excalibur, que com qualquer ataque 
            irá exterminar qualquer inimigo comum, a partir do momento em 
            que você o consegue o jogo fica absurdamente fácil, então tente 
            não usá-lo muito senão nem vai ter graça. 

            Temple Knight / Beowulf 
            Magic Sword 
            Beowulf pode ser definido como um Oracle de armadura e espada, 
            suas habilidades são bem úteis, mas ele não tem nada de 
            extraordinário. 

            Dragoner / Reis 
            Dragon 
            Pode não parecer, mas Reis é bem poderosa, seus ataques causam 
            um alto dano, apesar de terem um curto alcance, ela é uma boa 
            opção caso queira dispensar Orlandu. 

            Soldier / Cloud 
            Limit 
            Sim, é ele mesmo, o herói de Final Fantasy 7 dá as caras no 
            Tactics, mas francamente, aquí Cloud não é grande coisa, você 
            só o consegue no capítulo 4 e quando consegue ele está no nível 
            1 e você pode não ter saco para evoluir todos os Limits que 
            também não são grande coisa, bem, você é quem sabe. 

            Worker 8 
            Work 
            Esse robô é extremamente poderoso, seus ataques tiram uma 
            energia absurda, o melhor deles, Dispose, ainda tem um super 
            alcance, só que o Worker 8 não tem outra habilidade além da 
            Command e não pode mudar de profissão, assim como os monstros. 



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3 - Detonado


3.1 - Introdução

Há muito tempo atrás houve uma guerra chamada "The Lion War", que dividiu o 
reino de Ivalice em dois, esta guerra acabou com o surgimento de um Jovem 
Herói chamado Delita que acabou se tornando o Rei, isto é o que diz a 
história oficial, mas a verdade, que por muito tempo foi escondida pela 
igreja, é que havia outro herói, o filho mais novo da família Beoulve, a 
igreja o considerava um blasfemador e um anarquista, mas ele é o verdadeiro 
herói e sua história será contada a seguir:


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                               FINAL FANTASY TACTICS
                               The Zodiac Brave Story

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3.2 - Prólogo




Orbonne Monastery
A princesa Ovelia reza por todos, enquanto que sua guarda-costas a cavaleira 
Agrias diz que devem partir logo, alguns mercenários chegam, entre eles um 
cavaleiro de armadura negra chamado Gafgarion e um jovem chamado Ramza, 
depois de muita conversa, um dos cavaleiros chega e alerta para a presença 
do inimigo, todos saem para fora ficando apenas a princesa e o padre, o 
inimigo em questão são soldados do Príncipe Goltana que querem a princesa, 
cavaleiros e mercenários se unirão em uma batalha contra eles:

Local: Orbonne Monastery 
Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos 
Essa batalha você praticamente irá só assistir, pois você só controla Ramza, 
faça o que quiser e deixe o trabalho sujo para Gafgarion, Agrias e os 
outros. 

Depois da batalha todos ouvem um grito da princesa, Agrias vai em seu 
socorro e vê ela sendo levada por um cavaleiro em um armadura dourada, 
Ramza reconhece aquele homem, um homem que ele julgava ter morrrido cerca 
de um ano antes, Delita.




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3.3 - Capítulo 1 - The Meager




Military Academy Auditorium
Ramza, Delita e outros cadetes conversam sobre um grupo de rebeldes chamado 
"Death Corps" que está contra os nobres e é formado por plebeus, eles vem 
roubando, sequestrando e matando pessoas, o comandante deles então chega e 
diz que os cadetes tem a missão de ajudar as tropas reais a eliminar os 
rebeldes, ele diz ainda que um grupo de ladrões está tentando entrar na 
cidade e que eles devem ser detidos imediatamete, o jogo então pergunta se 
você quer salvar, você é que sabe...

Local: Gariland Magic City 
Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos 
Nesta batalha você não terá outras opções além de Squires e Chemists, mas 
não se preocupe, pois esta será uma batalha bem fácil, tenha pelo menos um 
Chemist para curar sempre que necessário, Delita participa desta batalha 
como "Guest", ou seja, você não poderá controlá-lo, será assim durante todo 
o capítulo. 

Depois da batalha você poderá se mover no mapa (mais detalhe sobre o mapa 
veja na parte de "Instruções Básicas"), tente ir para Igros Castle e você 
verá uma cena em que o pai de Ramza está a beira da morte, quando Ramza 
chega, o pai dele se despede dizendo para ele ser um soldado leal e cuidar 
de sua irmã Alma e então ele morre, de volta ao mapa, compre potions e 
phoenix downs em Gariland, se der, compre equipamentos novos e se já for 
possível, converta pelo menos um de seus Squires em um Knight, salve seu 
jogo e siga para Mandalia Plains. 

Mandalia Plains
Um grupo de bandidos está espancando um cara, quando Ramza chega, você terá 
duas opções, não importa qual escolha, as duas dão no mesmo e Ramza decide 
ajudar o estranho.

Local: Mandalia Plains 
Condições para a vitória: Salvar Algus 
No começo pode ser um problema cumprir o objetivo, pois Algus está bem no 
meio dos inimigos e se eles começarem a atacar primeiro, ele já era e aí é 
Game Over, então reze para que seu grupo começe a atacar, se Algus agir 
antes de ser atacado, deverá se afastar deles e aí a batalha fica fácil, 
tenha um Knight para causar altos danos e um Chemist para curar. 

Após a batalha, Algus diz que o Marquês Elmdor foi sequestrado pelos 
bandidos e pede a ajuda de Ranza para salvá-lo, Delita diz que eles devem ir 
primeiro ao castelo relatar o que aconteceu e Algus concorda. 

Igros Castle
Ramza conta o que aconteceu a seu irmão Dycedarg, e ele diz que seu outro 
irmão Zalbag, está cuidando disso e que os bandidos deverão pedir um 
resgate, Algus pede 100 soldados para resgatar o marquês, mas tem seu 
pedido negado, nos jardins do castelo, Ramza encontra Zalbag, sua irmã Alma 
e Teta, irmã de Delita, Zalbag diz que os bandidos pediram um resgate pela 
vida do marquês e que o espião que mandaram para lá ainda não voltou e que 
a última vez que ouviu dele, ele estava em Dorter Trade City, Ramza e os 
outros decidem ir para lá depois de se despedirem. 

Antes de seguir em frente, aconselho que lute um pouco em Mandalia Plains, 
até que os seus Squires tenham as habilidades "Gained JP Up" e "Counter 
Tackle" e os seus Chemists tenham "Auto Potion", quando estiver pronto siga 
para Sweegy Woods:

Local: Sweegy Woods 
Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos 
Você vai enfrentar alguns monstros, tenha cuidado principalmente com os 
Bombs e acabe com eles antes que eles usem a auto-destruição que causa um 
bom estrago, os duendes azuis são fracos contra gelo, então se já tiver um 
Wizard com Ice, é uma boa pedida, tenha pelo menos um Chemist e bastante 
Potions. 


Antes de seguir para Dorter, evolua seus personagens até ter as profissões 
Monk com a habilidade "Chakra" e Priest com as habilidades Cure, Protect e 
Shell, além da suport ability "Throw Item" dos Chemist, compre bastante 
Phoenix Downs e Potions e alguns equipamentos novos se der, quando estiver 
pronto, salve seu jogo e siga para Dorter. 

Dorter Trade City
Você verá dois cavaleiros discutindo, um deles ameaça o outro de morte se 
ele não contar onde está um tal de Gustav, o outro diz que ele está no 
deserto e então Ramza e os outros chegam, o cara que estava interrogando 
foge, mas Delita o reconhece e diz que ele é Wiegraf, líder dos bandidos da 
"Death Corps", o soldado que estava sendo interrogado chama a galera dele e 
uma batalha tem início. 

Local: Dorter Trade City 
Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos 
Se tiver feito o que eu disse antes e tiver um Monk e um Priest com as 
abilidades necessárias, não deve ter grandes problemas nessa batalha, caso 
contrário é bom ter muitos Phoenix Down aqui. Antes de mais nada, acabe com 
os Wizards e rápido, pois eles causam um estrago e tanto no grupo, em 
seguida concentre-se nos arqueiros e deixe o Knight por último. 

Depois da batalha, o grupo decide interrogar o cavaleiro, Algus é 
extremamente bruto com ele e ele acaba confessando que Gustav, o capitão da 
"Death Corps", sequestrou o marquês e o levou para um local em Zeklaus 
Desert, chamado Rat Cellar, todos decidem seguir para lá, evolua um pouco 
se quiser e compre ítens se precisar, siga para o novo local que se abriu 
no mapa. 

Local: Rat Cellar in Zeklaus Desert 
Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos 
Os inimigos aqui são formados por Knights, Archers e Monks, é uma boa ideia 
ter um Thief mulher com Steal Heart para facilitar as coisas, um Chemist ou 
Priest também é essencial, além é claro de um Monk, use seus melhores 
ataques e logo a batalha será ganha. 


Depois da batalha a cena se passa para o porão, onde Wiegraf mata Gustav 
por desobedecer suas ordens, Ramza e os outros chegam e Wiegraf diz que 
eles podem levar o marquês se o deixarem ir, Ramza e Delita concordam 
apesar dos protestos de Algus, eles decidem voltar para Igros Castle. 

Igros Castle
Chegando lá Dycedarg repreende Ramza por ele ter ido ao deserto sem a sua 
ordem, mas o príncipe Larg chega e diz que Ramza fez um bom trabalho 
salvando o marquês Elmdor e que Dycedarg não deve ser tão duro com ele, 
Dycederg então manda Ramza em outra missão, evolua um pouco se quiser e 
siga para o novo local que se abriu.

Local: Thieves Fortress 
Condições para a vitória: Derrotar Miluda 
Se você derrotar Miluda antes dos outros a batalha acaba, mas isso não será 
tão fácil, pois os outros irão te atrapalhar bastante, principalmete as 
Priests, acabe com elas primeiro para evitar que curem os outros e então 
parta para cima de Miluda, tenha no grupo um chemist, knights ou archers e 
pelos menos um monk, wizards também são bem vindos, esta será a última 
batalha de Algus em seu grupo, quando ela acabar, retire todos os 
equipamentos dele. 

Após a batalha, Algus diz a Ramza que ele deve matar Miluda, pois os 
perdedores não merecem compaixão e chega a se referir a ela como um animal 
(que cara metido!), Delita discorda e acha que eles devem deixá-la ir, 
Ramza concorda com Delita para desespero de Algus que pergunta o que há de 
errado com eles, Miluda foge, mas diz que não deixará de ser inimiga por 
isso. 

Enquanto isso em Igros Castle, os bandidos atacam e tentam sequestrar Alma, 
Dycederg é ferido, Zalbag consegue salvar Alma, mas Teta acaba sendo levada, 
quando Ramza chega ao castelo, fica sabendo de tudo, Dycedarg diz que vai 
procurar em todo o lugar até encontrar Teta, fora do castelo, Delita está 
desesperado, Ramza tenta acalmá-lo mas é inútil, Algus então chega e diz 
que se fosse Dycedarg jamais mandaria soldados para resgatar uma pessoa 
comum, o que deixa Delita furioso a ponto de agredí-lo, isso só faz com que 
Algus ofenda e humilhe ainda mais Delita que sai do castelo, Ramza expulsa 
Algus do castelo e diz que nunca mais quer vê-lo, Algus vai embora e você 
volta ao mapa, siga para Mandalia Plains, Ramza e Delita terão uma conversa 
de amigos, depois dela, evolua um pouco seus personagens, dê uma passada 
nos Shops e repare que apareceram equipamentos novos, compre tudo o que for 
necessário e siga para a nova área do mapa, você encontrará Miluda 
novamente, Delita pergunta onde está Teta, ela responde que fez o que fez 
porque os Nobres pegaram o que era deles e os forçaram a retaliar.

Local: Lenalia Plateau  
Condições para a vitória: Derrotar Miluda 
Desta vez Miluda trouxe Knights, Wizards e Time Mages com ela, os Time 
Mages vão ficar usando Slow o tempo todo, é bom ter um Oracle com Dispel 
para resolver isso, no mais esta batalha deve ser ainda mais fácil que a 
anterior, ataque do mesmo modo e a vitória será sua. 


Após a vitória Miluda morre e Delita sente-se mal com isso, Ramza também, 
enquanto isso no moinho, Wiegraf repreende Galagros por ter raptado Teta, 
este disse que foi o único jeito de escapar, depois de muita discussão, um 
soldado chega avisando da chegada de Ramza e que eles mataram Miluda, 
Wiegraf resolve enfrentá-los e manda Galagros ir para o Forte Zeakden e 
deixar Teta aqui. 

Local: Windmill Shed 
Condições para a vitória: Derrotar Wiegraf 
Você deve ter em mente uma coisa: Acabe com Wiegraf, rápido, pois ele pode 
usar Holy Sword e isso é extremamente perigoso, nem ligue para os outros, 
pois vencendo-o a batalha acaba, tenha monks e knights para facilitar 
o serviço. 


Depois da batalha, Wiegraf foge, Ramza e Delita vão procurar Teta no moinho,
mas ela não está lá, eles decidem ir até o Fort Zeakden resgatá-la, antes 
de seguir para a batalha seguinte, tenha certeza que seus personagens estão 
em um bom nível, com as habilidades necessárias e com os melhores 
equipamentos possíveis, quando estiver pronto siga para... 

Fort Zeakden
Você verá uma cena onde Zalbag e Algus cercam Galagros que mantém Teta como 
refém, ele avisa também que o Fort está cheio de pólvora e qualquer 
movimento em falso ele mandará todos pelos ares, Ramza e Delita chegam, 
Zalbag simplesmente ordena e Algus acerta uma flecha certeira em Teta e 
logo em seguida outra em Galagros, que ainda consegue entrar no Fort, Ramza 
fica perplexo e Delita desesperado com a morte da irmã, Zalbag foge e manda 
Algus cuidar do resto, Algus diz que o único objetivo dos nobres era acabar 
com os rebeldes e que não era uma "pessoa comum" como Teta que ia ficar no 
caminho, Delita, cego de raiva, diz que matará Algus de qualquer jeito, 
inicia então a última batalha do Capítulo 1:

Local: Fort Zeakden 
Condições para a vitória: Derrotar Algus 
Além de Algus você terá de enfrentar Wizards e Knights, todos bem poderosos, 
tenha no grupo Ramza como Monk e uma Mulher também Monk e com a command 
ability Steal Heart, tenha também um Priest com o Command Abity Item e 
também com Throw Item, e como quarto personagem, um Summoner se possível, 
ou um Wizard bem evoluído, tenha todos com Auto Potion, acabe primeiro com 
os Wizards e depois os Knights, espere que eles virem cristal ou baús para 
pegar bons ítens ou habilidades, aí então acabe com Algus que não deve dar 
nenhum trabalho. 

Após a vitória, Delita olha o corpo de sua irmã e então um explosão ocorre, 
Ramza grita para Delita sair dalí, mas ele fica imóvel e outra explosão 
maior ainda, faz Delita desaparecer entre as chamas, Ramza, desgostoso pela 
atitude de seu irmão, deixa o exército real e se torna um mercenário, 
entrando no grupo de Gafgarion. 

De Volta a Orbonne Monastery
Depois de Ramza contar toda a história, Agrias decide ir atrás de Delita e 
salvar a Princesa, Gafgarion diz que não vai ajudar, mas Ramza diz que vai 
junto, pois quer saber o que houve com Delita, Gafgarion então decide ir 
também.


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3.4 - Capítulo 2 - The Manipulator & The Subservient




Dorter Trade City
Um homem misterioso conversa com um bandido, ele está contratando-o para 
eliminar um certo grupo que está se aproximando e diz que pagará 700 Gil 
por cada membro eliminado, depois de muita conversa, ele vai embora e o 
grupo de Ramza chega, ao ver Gafgarion o bandido se apavora e diz que 700 
Gil foi muito barato:

Local: Dorter Trade City 
Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos 
As únicas que podem dar algum problema são as arqueiras, acabe com elas 
primeiro e depois cuide do resto, tenha um Chemist ou Priest para curar e 
não deve ter problemas. 

Após a vitória, antes de seguir para o novo caminho, compre equipamentos 
novos e evolua seus personagens, invista em Lancers e Summoners, quando 
estiver pronto siga para Araguay Woods, o grupo verá um chocobo cercado por 
duendes, Ramza diz que o chocobo pode ser útil numa luta, apesar de 
Gafgarion discordar, você terá duas opções, escolha a segunda para salvar o 
chocobo: 

Local: Araguay Woods 
Condições para a vitória: Salvar o Chocobo 
Como você deve saber, esses duendes são fracos contra gelo, então tenha 
pelo menos dois Wizards com Ice 2 ou dois Summoners com Shiva, para 
facilitar as coisas, lancers também são bem úteis aqui e é claro um 
personagem para a cura, não deixe o Chocobo morrer ou será Game Over. 


Após a vitória o Chocobo entra no seu grupo, você pode até colocá-lo no 
lugar de um Priest ou Chemist, pois sua cura não gasta MP, bem, antes de 
seguir para o próximo local, tire todos os equipamentos de Gafgarion e 
evolua seus personagens se quiser, siga para Zirekile Falls e você 
encontrará Delita e a Princesa Ovélia, cercados por cavaleiros do Príncipe 
Goltana, Delita diz que não está sequestrando e sim protegendo a princesa, 
Gafgarion passa para o lado do inimigo (que safado!) e Ramza resolve ajudar 
Agrias a salvar a princesa: 

Local: Zirekile Falls 
Condições para a vitória: Salvar a Princesa Ovelia 
O grupo é formado só por Knignts além de Gafgarion, se você tirou os 
equipamentos dele, um único ataque de um Lancer deve acabar com o safado 
que irá fugir, agora cuide do resto, tenha pelo menos dois lancers e um 
chemist para curar a princesa se necessário, mas talvez nem seja, pois logo 
ela usa a magia Mbarrier que a deixa praticamente imortal, não use Monks 
nessa batalha pois suas habilidades não adiantam contra esses Knights, um 
Summoner pode ser também de grande ajuda, Delita também vai ajudar como 
guest, então se for necessário cure-o também. 


Depois da vitória Delita conta que Teta o salvou de morrer na explosão, ele 
diz que por hora vai deixar a princesa com Ramza e vai embora, depois da 
batalha siga para o próximo local: 

Zaland Fort City
Você verá um cara chamado Mustadio cercado por bandidos que querem um 
objeto dele, Ramza chega e você terá duas opções, novamente escolha a 
segunda:

Local: Zaland Fort City 
Condições para a vitória: Salvar Mustadio 
Essa será uma batalha realmente difícil pois o grupo inimigo é formado por 
Knights, Archer e Wizards, tenha pelo menos dois personagens para a cura, 
um deles deve ser Agrias, tenha também Ramza e outro personagem como Lancer 
equipado com Punch Art, você não deve ter problemas para salvar Mustadio 
pois ele sempre fica afastado dos inimigos, acabe primeiro com os Wizards, 
depois parta pra cima dos Archers e deixe os Knights por último. 

Após a batalha, Ramza e Agrias conversam com Mustadio, ele diz que seu pai 
é prisioneiro na cidade de Goug e pede a ajuda de Ramza para salvá-lo, ele 
diz que em Goug existem escavações de objetos de um civilização antiga que 
possuia uma alta tecnologia, mas que acabou sendo perdida devido a várias 
guerras, Ramza decide ajudá-lo e Mustadio se junta ao grupo, evolua alguns 
personagens e siga para o próximo local.

Local: Barius Hill 
Condições para a vitória: Derrota todos os inimigos 
Os inimigos são formados por Knights, Archers e Summoners, estes últimos 
são um sério problema, então acabe com eles primeiro, tenha um Priest com 
Short Charge para emergências e também Monks, Lancers e Summoners, depois 
que eliminar os Summoners inimigos o resto é baba. 


Após a vitória, siga para Lionel Castle, Agrias irá pedir a ajuda do 
Cardeal Draclau para proteger a princesa e Mustadio também pede ajuda para 
salvar seu pai, Draclau se prontifica a ajudá-los e em seguida conta sobre 
as Zodiac Stones, que são pedras que possuem um grande poder, Ramza nota 
que Mustadio ficou pálido ao ouvir a estória e ele acaba confessando que 
possui uma dessas pedras e que os bandidos estavam atrás dela, pois a pedra 
faz com que as máquinas encontradas em Goug funcionem e eles querem usar 
esse poder para fazer poderosas armas, após isso, Ramza decide ir com 
Mustadio até Goug, ajudar a salvar seu pai, Agrias e Ovélia dizem que vão 
ficar e deixam o grupo, ao sair no mapa compre coisas novas em Lionel 
Castle e siga para o próximo local. 

Local: Zigolis Swamp 
Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos 
O maior problema aqui é que se você pisar na parte líquida ficará 
envenenado, então se possível tenha algum acessório que cancele Poison, 
caso não seja, então é bom ter personagens que possam atacar a grandes 
distancias, como Archers, Geomancers e Lancers com Level Jump 8, essa será 
uma batalha demorada, mas você não deve ter grandes problemas para vencer 
esses monstros. 


Goug Machine City
Após a vitória siga para Goug e Mustadio vai sozinho e acaba sendo 
capturado, de volta ao mapa tente se mover e uma batalha terá inicio, antes 
você verá Ramza procurando Mustadio, os bandidos aparecem com Mustadio em 
seu poder e também com o pai dele, o chefe dos bandidos diz que se Mustadio 
não disser onde está a Zodiac Stone ele matará seu pai, Mustadio então 
revela o local secreto onde escondeu a pedra e Ramza a pega, ele acaba 
entregando ao chefe dos bandidos e Mustadio é solto, o chefe então revela 
que o Cardeal Draclau está envolvido com eles e que ele é quem quer as 
Zodiac Stones, ele foge e deixa alguns lacaios para você brincar: 

Local: Goug Machine City 
Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos 
Nessa batalha Mustadio estará sem nenhum equipamento e deverá ser morto 
logo, não o recussite, pois isso é perda de tempo e não se preocupe, pois 
ele não vai virar baú ou cristal, tenha no grupo Monks ou Lancers, Wizards 
ou Summoners e Priests ou Chemists, acabe primeiro com os Summoners 
inimigos, depois com os arqueiros e deixe os ladrões por último, você não 
deve ter muitos problemas nessa batalha. 


Após a batalha, todos conversam na casa de Mustadio, ele diz que entregou 
uma pedra falsa ao chefe dos bandidos e que a verdadeira está com ele, 
Ramza diz que Agrias e Ovelia estão em perigo, já que Draclau está do lado 
dos bandidos e resolve ir salvá-la, Mustadio diz que vai junto e se une ao 
grupo definitivamente, agora você pode controlá-lo nas batalhas, ele diz 
que o caminho para Lionel Castle provavelmente está bloqueado e que eles 
devem ir por outro caminho, no mapa compre coisas novas em Goug e em 
seguida vá para o único caminho possível para chegar em Warjilis, lá Ramza 
encontra Delita e eles terão uma conversa, em seguida você voltará ao mapa, 
siga para Barius Valley e você encontrará Agrias cercada por soldados de 
Draclau, bem, vamos a luta: 

Local: Barius Valley 
Condições para a vitória: Salvar Agrias 
O grupo irá ficar em dois locais diferentes, coloque no grupo de três 
pessoas, um Lancer/Monk e um Priest e no grupo com dois coloque um Lancer 
com Two Hands e um Wizard/Summoner com White Magic, não coloque Mustadio 
pois ele deve estar em um nível baixo e será pouco útil aqui, acabe 
primeiro com os Wizards e depois com os Archers deixando os Knights por 
último, mantenha o HP de Agrias sempre cheio, pois se ela morrer é Game 
Over, essa batalha também não deve apresentar grandes problemas. 


Após a vitória Agrias diz que a Princesa Ovelia foi levada para um local de 
execuções, ela se junta definitivamente ao grupo e você pode controlá-la, 
de volta ao mapa siga para Golgorand Execution Site e você verá um carrasco 
prestes a executar a princesa, quando Ramza e os outros chegam descobrem 
que é uma armadilha pois a princesa é falsa e o carrasco é Gafgarion, hora 
de enfrentá-lo mais uma vez: 

Local: Golgorand Execution Site 
Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos 
O grupo novamente será dividido em dois locais, no local onde ficarem dois 
personagens, coloque dois Lancers, um deles com Punch Art e a habilidade 
Chakra aprendida e se possível, ambos com Two Hands, no outro grupo tenha 
Ramza também como Lancer, um Chemist com White Magic e equipado com uma 
Gun e um Wizard ou Summoner com Yin-yang Magic e a habilidade Dispel 
aprendida, depois de tudo isso parta pra luta, além de Gafgarion você tem 
Time Mages, Knights e Archers, os Time são um saco, pois vivem usando Haste 
nos aliados deles e Slow nos seus, Dispel pode resolver esse problema, 
Acabe com Gafgarion primeiro e o covarde irá fugir de novo, agora parta pra 
cima dos Time Mages, depois que derrotá-los o resto fica fácil, antes de 
matar o último inimigo, seria interessante esperar que os outros virem 
cristal ou baú, para poder pegar ótimos ítens e algumas habilidades de 
graça. 


O grupo decide ir para Lionel Castle, mas antes de ir para lá passe direto 
pelo ponto vermelho, isso mesmo, você pode passar direto sem entrar na 
batalha, é só selecionar um local após este, por exemplo: Zaland Fort City, 
faça isso e dê uma passada em todas as cidades para comprar novos 
equipamentos, principalmente um acessório chamado Defense Ring, evolua um 
pouco se quiser, principalmente Agrias e Mustadio e quando estiver pronto 
siga para Lionel Castle, chegando lá, Ramza vai abrir o portão para os 
outros, mas Gafgarion e seus capangas chegam para impedir, vamos lá então: 

Local: Lionel Castle 
Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos 
Nesta batalha Ramza irá lutar mano a mano com Gafgarion que está bem mais 
poderoso agora, mas se tiver Ramza como Lancer equipado com a habilidade 
Two Hands, você deverá ser capaz de acabar com ele em dois turnos, o resto 
do grupo inimigo é formado por Knights, Archers e um Summoner que deve ser 
seu primeiro alvo, tenha pelo menos mais um Lancer com Two Hands, Agrias 
com Lighting Stab se possível, Mustadio como Chemist e já tendo Hi-Potion e 
Phoenix Down e um Wizard com White Magic, depois que acabar com Gafgarion 
de uma vez por todas, siga com Ramza até a alavanca ao lado do portão para 
abrí-lo, aí é só acabar com o resto dos inimigos. 


Após a batalha, salve seu jogo e equipe os personagem que vai usar na 
próxima batalha com Defense Rings, ao entrar no castelo o grupo encontra 
Draclau, ele usa o poder da Zodiac Stone para se transformar em um monstro 
chamado Queklain, vamos a luta: 

Local: Lionel Castle 
Condições para a vitória: Derrotar Queklain  
Ele é um só e seu grupo provavelmente tem cinco, então essa batalha vai ser 
uma moleza, desde que seu grupo esteja equipado com Defense Rings que os 
protegem contra o seu ataque Nightmare que causa os status Sleep e Death 
Sentece, tendo isso é só atacar sem piedade que ele não dura muito. 


Após a vitória você verá uma cena na sala do trono do príncipe Goltana, 
Delita chega e diz que há um traidor entre eles, ele manda trazer um 
prisioneiro que delata o traidor em troca de sua vida, Delita imediatamente 
executa o traidor apesar de ele negar tudo.




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3.5 - Capítulo 3 - The Valiant
Você verá uma conversa entre os nobres no palácio de Goltana, um deles, 
Orlandu, diz que a guerra deve acabar e é repreendido pelos outros, 
enquanto isso Ramza decide ir falar com seu irmão Dycedarg em Lesalia 
Castle, siga para o novo local que se abriu, você verá um cara cercado por 
bandidos, Ramza decide ajudá-lo:

Local: Goland Coal City 
Condições para a vitória: Salvar Olan 
O grupo inimigo é formado por Chemists e Thieves, nada de muito difícil, 
tenha dois Lancers, um Chemist ou Priest, Mustadio já com a Job Engine em 
master e um Summoner, use as habilidades de Mustadio para paralizar os 
inimigos e tornar a batalha ainda mais fácil, Olan as vezes irá usar sua 
habilidade Galaxy Stop que paraliza os inimigos e é extremamente útil, pena 
que você só poderá contar com ele nesta batalha. 

Após a batalha, Olan agradece e segue seu caminho, siga para o próximo 
ponto: 

Lesalia Castle
Ramza vai falar com Dycedarg e pede para ele parar essa guerra, diante de 
uma negativa, Ramza afirma que Zalbag está envolvido no rapto de Ovelia, 
Dycedarg não acredita e manda Ramza embora, mas antes pede para ele falar 
com Alma, no lado de fora do castelo, Ramza diz que precisa ir a Orbonne 
Monastery, Alma se oferece para levá-lo até lá, mas Ramza recusa e diz que 
é muito pergoso, então chega um padre chamado Zalmo e diz que veio prender 
Ramza por heresia, obviamente Ramza resiste e Zalmo manda seus soldados o 
executarem:

Local: Lesalia Castle 
Condições para a vitória: Derrotar Zalmo  
O grupo inimigo é formado por Knights e Monks, o maior problema é que 
quando você mata um inimigo Zalmo imediatamente o ressucita, então acabe 
logo com ele e a batalha termina, Zalmo irá fugir. 

Ramza decide aceitar a ajuda de Alma e um novo local se abre no mapa, siga 
para Orbonne Monastery, você encontrará alguns inimigos que estão atrás de 
alguma coisa, prepare-se: 

Local: Orbonne Monastery 
Condições para a vitória: Derrotar odos os inimigos  
O grupo inimigo é formado por Lancers, Time Mages e Chemists que devem ser 
os primeiros a morrer pra evitar que fiquem revivendo os outros, depois 
acabe com os Time Mages, procure manter distancia dos Lancers pois eles são 
bem poderosos, uma mulher Thief é bem útil para usar Steal Heart e 
colocá-los do seu lado, no mais tenha o de sempre, Lancers, Chemists, 
Priets e Summoners. 


Após a vitoria Ramza diz a Alma que fique e cuide de Simon que está ferido, 
então segue para o próximo andar e encontra o filho de Vormav, Izlude, ele 
quer a Zodiac Stone de Ramza e vai tomá-la a força:

Local: Orbonne Monastery 
Condições para a vitória: Derrotar Izlude  
Izlude é bem poderoso e possui a habilidade Jump, então tenha cuidado, 
acabe logo com o Summoner e os arqueiros e deixe os Kights por último ou 
tente acabar logo com Izlude e encurtar a batalha. 


Indo para o andar seguinte, Ramza encontrará um velho conhecido, Wiegraf 
(lembra dele?), pois bem, agora ele está do lado de Vormav e vai para o 
ataque: 

Local: Orbonne Monastery 
Condições para a vitória: Derrotar Wiegraf  
Desculpem, mas nessa batalha não vai dar pra dar uma estratégia detalhada 
pois eu simplesmente acabei com Wiegraf no primeiro ataque, usando Ramza 
como Lancer e tendo a habilidade Two Hands, por isso não vai dar nem pra 
falar dos outros. 


Wiegraf foge e Ramza vai atrás dele, do lado de fora do monastério Wiegraf 
manda Izlude fugir, levando Alma, quando Ramza chega, Wiegraf que está quase 
morrendo, usa o poder da Zodiac Stone para se transformar em um monstro 
chamado Velius, o monstro diz que enfrentará Ramza mais tarde e foge, o 
padre Simon chega e entrega a Ramza um livro que era o que Izlude estava 
procurando, Ramza decide resgatar sua irmã, passando por Dorter, um homem 
estranho diz a Ramza para levar o livro para Riovanes Castle se quiser 
salvar sua irmã, siga para a nova área aberta:

Local: Grog Hill 
Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos  
Essa será umas das batalhas mais fáceis dos jogo, o grupo será formado por 
Thives, Chemists e Squires, coloque dois Lancers, um deles Ramza, para 
acabar com eles rapidamente e mais três em nível baixo para pegar umas 
habilidades de graça, quando os inimigos se transformarem em cristais, um 
Calculator entre eles é uma boa pedida. 


Siga para o próximo ponto, você encontrará um garota chamada Rafa 
discutindo com aquele cara estranho, seu nome é Malak e ele é o irmão dela, 
quando Ramza chega, Malak parte para o ataque e Rafa fica do seu lado:

Local: Yardow Fort City 
Condições para a vitória: Salvar Rafa  
Você não deve ter problemas para cumprir seu objetivo, pois Rafa 
provalvelmente irá se afastar dos inimigos, de qualquer forma mantenha o HP 
dela sempre cheio, tenhas seus guerreiros mais fortes, Malak e os ninjas 
não devem causar muitos problemas, já as Summoners são um pé no saco, acabe 
com elas rapidamente, uma boa pedida aqui é um Time Mage com Meteor e Short 
Charge, mas mantenha seus aliados afastados do local onde a magia será 
executada. 


Depois de uma conversa entre Rafa e Ramza, Malak manda um sapo mensageiro 
dizendo para os dois irem a Riovannes Castle se Ramza quiser ver Alma viva, 
Rafa se junta ao grupo como Guest, siga para o próximo ponto:

Local: Yuguo Woods 
Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos  
Todos os inimigos aqui são mortos-vivos, então tenha guerreiros equipados 
com as habilidades White Magic e Item, e use magias de cura e Phoenix Downs 
para acabar com eles na hora, não espere até que se transformem em baú ou 
cristal, pois com eles isso não acontece, ao invés disso eles irão reviver. 


Após a vitória siga finalmente para Riovannes Castle, você verá uma cena 
onde um padre (esqueçi o nome dele), propõe uma aliança com Vormav e faz 
uma ameaça se ele recusar, Vormav usa então o poder da Zodiac Stone para 
matar a todos, inclusive seu próprio filho Izlude, enquanto isso no portão 
do castelo, o grupo de Ramza é recebido por Malak, vamos lá:

Local: Riovannes Castle 
Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos  
Tenha novamente seus guerreiros mais poderosos, Lancers, Summonners, 
Calculators, uma boa pedida é ter Agrias como Knight com Holy Sword e Two 
Swords, com o Summoner use Golem para facilitar um pouco a sua vida, essa 
batalha pode ser um pouco demoranda, mas não muito difícil, quando você 
derrotar Malak, ele novamente irá fugir, Rafa irá atrás dele. 

Após a batalha Ramza entra no castelo, você encontrará Wiegraf em sua forma 
humana, você irá enfrentá-lo apenas com Ramza, tenha ele como Lancer e as 
habilidades, Punch Art, Auto Potion, Two Hands e Move+2 (se possível Move+3), 
use o comando Jump somente quando o CT dele estiver abaixo de 30, caso 
prefira, use a habilidade Earth Slash, que tira pouco HP mas sempre acerta, 
ao derrotá-lo ele usa o poder da Zodiac Stone para se transformar em Velius, 
agora o bicho pega:

Local: Riovannes Caslte 
Condições para a vitória: Derrotar Velius  
Eu considero essa a batalha mais difícil do jogo, tenha no mínimo três 
Lancers com Two Hands aqui, Mustadio também pode ser útil com sua 
habilidade Snipe, tenha também um Calculator com a habilidade Item, Velius 
pode usar a Summon Cyclops que causa um dano absurdo, quando ele começar a 
carregá-la use o comando Jump nele com seus três Lancers, pois além de 
ficarem protegidos eles terão tempo para atingí-lo, Mustadio ataca de longe 
e tenta paralizar os outros monstros que também são bem poderosos, o 
Calculator cura sempre que necessário, Velius pode ainda petrificar um 
personagem, tenha equipado o acessório Jade Armlet que anula esse efeito, 
essa batalha será realmente difícil, então boa sorte. 


Após a batalha, você verá uma cena onde Alma foge da prisão e encontra 
Izlude quase morto, ele entrega a ela a Zodiac Stone em seu poder e morre, 
logo em seguida Vormav aparece e se aproxima dela, a Zodiac Stone dele 
reage e ele então percebe algo e leva Alma embora depois de nocauteá-la, 
Alma deixa cair a Zodiac Stone que Izlude entregou e Vormav não percebe, 
Ramza chega e pega a pedra, enquanto isso no teto do castelo, Rafa se 
confronta com o homem que a criou junto com seu irmão, Barinten, ela diz 
que sabe que foi ele quem destruiu a vila onde moravam e que agora vai se 
vingar, mas Barinten diz que ela não teria coragem de matá-lo e quando está 
prestes a atirar nela, Malak se põe em sua prente e é atingido, Barintem 
diz para Rafa entregar a Zodiac Stone dela quando Ramza aparece, aparece 
também o Marquês Elmdor que é mais um dos aliados de Vormav, ele vem 
acompanhado de duas assassinas que matam Barinten e partem pra cima de Rafa 
querendo sua zodiac stone:

Local: Riovannes Castle 
Condições para a vitória: Proteger Rafa  
Cumprir esse objetivo pode ser um sério problema, pois Rafa provavelmente 
vai partir pra cima dos inimigos que são extremamente poderosos e podem 
matá-la com um só golpe e se isso acontecer é Game Over, tenha o mesmo 
grupo da batalha contra Velius e reze para Ramza atacar antes dos 
assassinos, não tente atacar Elmdor pois ele tem Hamedo, parta pra cima de 
uma das assassinas e tente causar um bom dano nela, isso fará com que eles 
fujam e você ganhe a batalha, mais uma vez, boa sorte. 


Após a batalha, Rafa usa o poder da Zodiac Stone para reviver seu irmão, 
Malak pede desculpas a Ramza e os dois se juntam definitivamente ao seu 
grupo.




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3.6 - Capítulo 4 - Somebody to Love

Ramza decide ir a Zeltenia Castle se Encontrar com Delita, antes de seguir 
para a nova área que se abriu, vá para Goug Machine City e você verá uma 
cena de Ramza, Mustadio e uma máquina estranha que reage a Zodiac Stone, 
depois da cena, siga para Zarghidas Trade City e uma moça, um tanto quanto
familiar (para quem jogou Final Fantasy 7) irá lhe vender flores, escolha a 
segunda opção para comprar, isso será muito importante mais pra frente, 
agora siga para o próximo ponto.

Local: Doguola Pass  
Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos  
O grupo é formado por Lancers, Knights, Wizards e Archers, tenha seus 
melhores guereiros, dois Lancers pelo menos, um Summoner, Mustadio como 
Chemist e Agrias, Acabe com o Wizard primeiro, o Summoner deve usar Golem 
logo de cara para evitar os ataques inimigos, Mustadio deve curar sempre 
que necessário e usar suas habilidades Snipe para paralizar os inimigos, 
se estiver em um bom nível não deve ter problemas. 

Siga para a próxima cidade e você encontrará Meliadoul, ela diz que veio 
para se vingar de Ramza por ele ter matado seu irmão Izlude, Ramza nega mas 
ela não acredita e parte para o ataque.

Local: Bervenia Free City 
Condições para a vitória: Derrotar Meliadoul  
Agora o bicho pega, pois os ataques de Meliadou além de causar um bom dano 
ainda quebra o equipamento de um personagem, então acabe com ela 
imediatamente e a batalha acaba, esqueça os outros. 


Após a vitória Meliadoul irá fugir, siga para o próximo ponto

Local: Finath River 
Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos  
Uma batalha só contra Chocobos, a quantidade de chocobos amarelos, pretos 
ou vermelhos é aleatórea, o meu conselho é: se aparecer mais de um chocobo 
vermelho, resete o jogo e tente de novo, pois eles são muito poderosos, seu 
Choco Meteor causa um dano absurdo e sempre acerta, então entre na batalha 
com no máximo um chocobo vermelho, para combatê-los as melhores opções são 
os guerreiros, tenha dois Lancers com Two Hands e dois Knights com Two 
Swords, se tiver um Chocobo Vermelho em um bom nível também é uma boa 
pedida, para a cura o mais recomendável é o calculator, mantenha-o longe 
dos inimigos e cure sempre que necessário, boa sorte. 


Siga para Zeltenia Castle e na igreja Ramza e Delita conversam, Delita 
revela que pretende matar Goltana e que Larg terá o mesmo destino, ele diz 
ainda que a igreja está por trás da guerra e que deseja o poder das Zodiac 
Stones, do lado de fora Zalmo diz que a igreja está cercada e manda Ramza 
se entregar, Delita se junta a Ramza para acabar com Zalmo

Local: Zeltenia Caslte 
Condições para a vitória: Derrotar Zalmo  
Esta batalha não deve apresentar grandes problemas, ainda mais com Delita 
te ajudando, o problema é chegar onde está Zalmo, o que pode demorar um 
pouco então vá seguindo e acabando com quem aparecer na frente, Zalmo 
sempre irá tentar ressucitar quem morrer, por isso tente silenciá-lo, o 
Lighting Stab de Agrias funciona muito bem, os Oracles podem ser um 
problema então acabe com eles rapidamente, quando todos virarem cristal ou 
baús então acabe com Zalmo de uma vez por todas. 


Após a vitória Ramza e Delita conversam, uma mulher aparece e diz que os 
Hokuten atacaram Bethla Garrison, Ramza decide ir para lá e se despede de 
Delita, siga para a nova área que se abriu.

Local: Bed Desert 
Condições para a vitória: Derrotar Balk  
Antes da batalha começar, Balk envenena a todos os membros do seu grupo, 
tenha um Monk com Stigma Magic e use assim que a batalha começar, Balk não 
deve oferecer grandes dificuldades então acabe logo com seus lacaios e 
espere eles se transformarem em baús ou cristais e então acabe com Balk. 


Siga para Bethla Garrison, ao chegar você deve escolher se vai atacar pelo 
norte ou pelo sul, qualquer que seja a escolha a estratégia para a batalha 
é a mesma, só muda o tipo de inimigo, eu escolhi ir pelo sul, então vamos 
lá

Local: Bethla Garrison 
Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos 
O grupo é formado por Knights, Archers, um Thief e um Ninja, tenha Lancers 
e Knights com Two Swords no grupo e um Calculator pronto para a cura e você 
não deve ter muitos problemas. 


Salve seu jogo e prepare-se para a próxima batalha:

Local: Bethla Garrisson 
Condições para a vitória: Abrir as comportas da represa  
Nessa batalha você deve reparar que há dois Knights que não se mexem de 
jeito nenhum, eles estão protegendo as alavancas que abrem as comportas, 
então deixe para matá-los por último, acabe com os Archers e Wizards e 
quando todos caírem acabe com os dois Knights, e espere eles virarem 
cristal ou baú, quando isso acontecer, com Ramza pise onde os Knights 
estavam para abrir as comportas e cumprir o objetivo. 


Após a batalha, Ramza vai libertar Orlandu que havia sido preso por Goltana, 
e ele se junta ao seu grupo, agora você tem o personagem mais poderoso do 
jogo e a partir daqui as coisas ficarão bem mais faceis, em seguida você 
verá algumas cenas onde Dycedarg mata Larg e Delita mata Goltana, siga para 
a nova área que se abriu.

Local: Germinas Peak 
Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos 
O grupo inimigo é formado por um Archers, Thieves e um Ninja, se tiver 
Orlandu no grupo eles não darão nenhum trabalho, tenha também um personagem 
para a cura sempre que necessário e também um personagem com Move-Find Item, 
com ele chegue na parte mais alta para econtrar um Vanish Mantle, um 
acessório que deixa um personagem invisível. 


Siga para o próximo ponto

Local: Poeskas Lake 
Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos 
Mais uma batalha contra mortos-vivos, o esquema é o mesmo de antes, tenha 
Priests, Chemists ou Calculators e use magias/ítens de cura para acabar com 
eles, Agrias e Orlandu também são muito úteis aqui. 


Salve seu jogo e siga para Limbery Castle:

Local: Limbery Castle 
Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos 
Você enfrentará as assassinas de Elmdor e alguns demônios, na verdade, não 
é preciso matar todos, basta causar um bom dano em uma das assassinas e a 
batalha acaba, você pode aprender com elas a habilidade Ultima para Ramza, 
para isso você deve ter Ramza como Squire, esperar que uma das assassinas 
use a magia Ultima nele e ele ainda deve sobreviver, é bom ter equipado em 
seu grupo os acessórios Angel Ring que protegem contra morte súbita, o 
grupo mais recomendado é de Knights ou Lancers todos com a habilidade Item, 
boa sorte! 


Salve seu jogo e prepare-se para a próxima batalha: 

Local: Limbery Castle 
Condições para a vitória: Derrotar Elmdor 
Você enfrentará Elmdor e suas assassinas, tenha seus personagens mais 
fortes e tenha equipado neles Angel Rings e 108 Gems que protege contra o 
status Blood Suck, Elmdor tem ótimos equipamentos, você pode tentar 
roubá-los, mas é muito difícil, acabe logo com as assassinas e Elmdor não 
será problema. 


Salve seu jogo e prepare-se para a próxima batalha, Elmdor usa o poder da 
Zodiac Stone para se transformar num monstro, Meliadou chega e descobre que 
foi Vormav que matou seu irmão Izlude, vamos lá:

Local: Limbery Castle 
Condições para a vitória: Derrotar Zalera 
Além de Zalera, tem alguns mortos-vivos, não perca tempo com eles, nesta 
batalha Meliadou estará do seu lado como Guest, mas ela não será de muita 
ajuda, Zalera tem os mesmos ataques de Queklain e alguns próprios, tenha 
proteção contra Sleep e Death Sentence, tenha Orlandu, Agrias e dois 
Lancers com Two Hands no grupo e parte pra cima do monstro, tenha também um 
Chemist pronto para a cura, Mustadio é uma boa opção para essa função. 


Após a batalha, Meliadoul se junta ao seu grupo, sua próxima parada é Igros 
Castle, mas antes de seguir para lá vamos fazer algumas coisas opcionais, 
siga para Goland Coal City e no bar ouça o rumor "Ghost of Coliery", em 
seguida vá para Riovanes Castle e você verá uma cena com Ramza no bar, onde 
ele ouve uma conversa sobre um dragão em uma mina e resolve investigar, um 
homem chamado Beowulf pede para acompanhá-lo, escolha a opção "Let's go 
togheter" para aceitá-lo no grupo como Guest, volte para Goland Coal City 
que agora é um ponto vermelho e você enfrentará uma série de batalhas: 

Local: Goland Coal City 
Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos 
O grupo é formado exclusivamente de Chemists, tenha seus melhores 
guerreiros e você não deve ter problema nenhum. 


Salve seu jogo e prepare-se para a próxima batalha:

Local: Goland Coal City 
Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos 
Agora a coisa complica, pois o grupo é formado por um Chemist, dois Thieves 
e DOIS BEHEMOTHS extremamente poderosos, fique longe deles e use ataques 
que os atinjam a distancia como Jump e Elemental, Orlandu também é 
indispensável aqui, os outros não serão problema. 


Salve seu jogo e prepare-se para a próxima batalha (eu não já disse isso?):

Local: Goland Coal City 
Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos 
Mais uma pedreira, agora são dois Chemists, dois Blue Dragons, que são bem 
poderosos e um Uribo que é o menor de seus problemas, acabe com os Blue 
Dragons usando magias de fogo, ou as summons Ifrit e Salamander, os outros 
serão bem fáceis. 


Salve seu jogo e você verá um demônio e vários monstros cercando um dragão, 
eles querem uma Zodiac Stone que está em poder dele, Bewoulf parece muito 
determinado a salvá-lo, vamos lá então: 

Local: Goland Coal City 
Condições para a vitória: Salvar Reis 
Reis é o dragão, e se ele morrer é Game Over, mas não se preocupe pois ele 
tem um alto HP e é bem poderoso, deve acabar logo de cara com alguns 
monstros, tenha Orlandu e Agrias para garantir a vitória e um Chemist para 
a cura. 


Após a vitória Reis e Beowulf se juntam ao seu grupo, siga para Goug 
Machine city e Ramza vai usar a Zodiac Stone que Beowulf lhe deu para 
despertar o robô Worker 8, depois de uma cena bem engraçada, o robô se 
junta ao grupo e é um dos melhores personagens, siga agora para Nelveska 
Temple, você encontrará um outro robô igual ao Worker 8 que parte para o 
ataque:

Local: Nelveska Temple 
Condições para a vitória: Derrotar Worker 7 
Uma das batalhas mais difíceis do jogo, mesmo com Orlandu no grupo você 
pode ter sérios problemas, pois além de Worker 7, que já é bem poderoso, 
embora lento, tem ainda três corvos roxos e duas Hydras, tenha no grupo 
Mustadio e Beowulf, e tente deixar as Hydras com Don't Act, como quarta 
opção tenha Agrias ou Worker 8, tenha pelo menos dois personagens com o 
comando ítem, Ramza deve ser Lancer com Punch Art e Secret Hunt pra tentar 
pegar a pele das hydras que pode ser trocada por um bom item no Fur Shop, 
se conseguir paralizar as hydras, acabe logo com os corvos e depois tente 
pegar a pele das hydras, quando terminar acabe com Worker 7, depois que ele 
cair vai usar a força auxiliar para levantar-se, basta só mais um ataque 
que ele já era. 


Após a vitória o Dragão Reis entra no templo e usando o poder da Zodiac 
Stone, se transforma em uma bela mulher, a mulher de Beowulf, agora dá pra 
entender por que ele estava tão interessado em salvar o dragão, bem, volte 
para Goug Machine City e você verá uma cena em que o pai de Mustadio 
encontra uma máquina do tempo e ela acaba trazendo um homem estranho, o 
homem se chama Cloud e não entendendo nada, foge, nós o veremos de novo 
mais tarde, agora você deve seguir para Igros Castle, Ramza encontrará seus 
irmãos, Zalbag e Dycedarg lutando, Zalbag revela a Ramza que Dycedarg matou 
Larg e Dycedarg decide matar os dois, vamos nessa:

Local: Igros Castle 
Condições para a vitória: Derrotar Dycedarg 
Zalbag estará do seu lado como Guest, se ele morrer não se preocupe, pois o 
objetivo não é salvá-lo, Dycedarg tem as habilidades de um Holy Knight 
então tenha cuidado, tenha seus melhores guerreiros e acabe logo com 
Dycedarg, não ligue para os Knights que o acompanham, ao ser derrotado 
Dycedarg usa o poder da Zodiac Stone para se transformar no monstro 
Adramelk, ele faz Zalbag desaparecer e parte para o ataque, ele tem alguns 
dos ataques de Velius e pode usar Bahamut, mas ele dificilmente fará isso, 
tenha Beowulf e use Silence nele, tenha também Worker 8, Orlandu e um 
personagem para a cura, ataque sem piedade e logo ele cairá. 


Após a vitória, um novo local se abre, mas antes de ir para lá siga para 
Zarghidas Trade City, você verá Cloud enfrentando uns bandidos para salvar 
a vendedora de flores, Ramza chega e tem início uma batalha, vamos lá: 

Local: Zarghidas Trade City 
Condições para a vitória: Salvar Cloud 
Esse objetivo não será difícil de cumprir, pois Cloud deverá fugir dos 
inimigos que aliás são bem fracos, um Monk, três Thives e dois Squires, 
tenha um Chemist ou Priest para curar Cloud sempre que necessário e tenha 
alguns Lancers ou Knights para acabar com os bandidos. 


Após a vitória, Cloud se junta ao grupo, ele está em nível 1 e não poderá 
usar seus Limits a menos que você pegue a sua espada "Materia Blade", ela 
está localizada no ponto mais alto de Beveria Volcano, perto de Riovannes 
Castle, entre em uma batalha lá e tenha um personagem equipado com o 
acessório Germinas Boots e com a habilidade Move-Find Item, e chegue no 
ponto mais alto para pegar a espada, agora é só lutar até aprender todos os 
Limits, quando estiver pronto siga para Murond Holy Place

Local: Murond Holy Place 
Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos 
O grupo inimigo é formado por Mediators, Geomancers e um Priest com Math 
Skill que deve ser seu primeiro alvo, pois ele pode ressucitar os outros 
com Raise 2, tenha personagens que possam atacar de longe, como lancers, 
chemists e geomancers, mas essa batalha não deve apresentar grandes 
dificuldades. 


Salve seu progresso e prepare-se para a próxima batalha, você enfrentará 
Vormav e seus lacaios:

Local: Murond Holy Place 
Condições para a vitória: Derrotar Vormav 

Essa batalha será bem fácil, basta causar um bom dano em um dos inimigos e 
eles fugirão, tenha Orlandu no grupo e a batalha acaba no primeiro ataque. 


Salve e prepare-se para a próxima batalha, desta vez você enfrentará Zalbag 
transformado em um morto-vivo, apesar de ele não querer enfrentar Ramza ele 
não pode se controlar.

Local: Murond Holy Place 
Condições para a vitória: Derrotar Zalbag 
Nesta batalha, tenha proteção contra Blood Suck e acabe logo com Zalbag, 
não ligue para os demônios pois eles são perda de tempo, use magias como 
Holy, ou as habilidades de Agrias e Orlandu, Zalbag deve cair rapidinho. 


Ramza lamenta muito a morte de seu irmão, ele encontra um padre que estava 
envolvido com Vormav, mas que foi traído e mortalmente ferido por ele, 
antes de morrer, ele revela a Ramza que Vormav levou Alma para um local 
secreto em Orbonne Monastery, Ramza decide seguir para lá, mas antes de ir, 
dê uma passada em Warjilis Trade City e você verá uma cena no bar onde 
algumas pessoas falam de um local chamado Deep Dungeon, após a cena, a Deep 
Dungeon fica acessível bem ao lado de Warjilis, são dez andares recheados 
de inimigos poderosíssimos e com os melhores ítens do jogo, aqui você pode 
conseguir a melhor Summon, bem como as peles de monstros raros com a 
habilidade Secret Hunt, ao entrar nas batalhas tenha pelo menos três 
personagens com Move-Find Item para tentar encontrar os ítens escondidos, 
para passar de um andar para outro você deve encontrar a saída deste andar, 
quando você conseguir, uma mensagem aparece, até lá você deve deixar pelo 
menos um inimigo vivo ou terá que lutar neste andar novamente se quiser 
passar para o próximo, outra coisa que se deve observar é que o campo de 
batalha é bem escuro, e conforme você vai matando os inimigos e eles viram 
cristal, vão iluminando o local, se bem que isso não faz diferença pois os 
ítens secretos continuarão invisíveis, nos nove primeiros andares os 
inimigos são aleatórios, e o objetivo é sempre o mesmo que é acabar com 
todos eles, então não entrarei em maiores detalhes, só no último andar que 
tem o sugestivo nome de END, é que você enfrentará um inimigo chamado 
Elidibs, ele usa o poder da Zodiac Stone para se transformar em um monstro 
e quer as Zodiac Stones que você já possui, vamos lá! 

Local: Deep Dungeon 
Condições para a vitória: Derrotar Elidibs 
Ele terá a ajuda de alguns demônios, que são realmente uns pentelhos, pois 
usam Bio1, 2 e 3, tenha seus melhores guerreiros, os mais recomendados, são 
Ramza com Lancer e a habilidade Two Hands, Orlandu e Agrias, com Two Swords 
se possível, um Calculator para a cura e um Summoner com todas as 
habilidades aprendidas, acabe logo com os demônios, chegará um momento em 
que Elidibs usará Zodiac, a mais poderosa Summon do jogo, se quiser 
aprendê-la o seu Summoner em master terá que ser atingido pela Zodiac e 
sobreviver, boa sorte amigo, pois isso não será nada fácil, eu devo 
adimitir que não consegui, talvez só seja possível com Game Shark, mas você é 
quem sabe, se acaso conseguir essa façanha é só usar as habilidades de 
Orlandu e Agrias para acabar com Elidibs. Ah sim, já ia me esquecendo, 
nesta batalha você terá a ajuda de um monstro chamado Byblos, após a 
batalha ele se junta ao grupo, cabe a você aceitá-lo ou não, pessoalmente 
eu não gosto muito dele, tanto que nem o coloquei na lista de personagens,
mas é você que decide. 


Agora é só seguir para Orbonne Monastery, mas atenção, este é um ponto sem 
volta, só entre aqui se já tiver feito tudo o que tinha que fazer:

Local: Orbonne Monastery 
Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos 
Uma batalha bem fácil, o grupo é formado por Knights, Monks e um Archer, 
acabe logo com o arqueiro e depois com os monks, deixe os Knights por 
último. 


Salve seu jogo e prepare-se para a próxima batalha, você enfrentará Rofel, 
um dos lacaios de Vormav.

Local: Orbonne Monastery 
Condições para a vitória: Derrotar Rofel 
Além do próprio, o grupo ainda é formado por Wizards, Summoners e um Time 
Mage, esqueça-se deles e acabe logo com Rofel, pois ele tem as mesmas 
habilidades de Meliadoul e pode ser um sério problema, use personagens que 
ataquem a distancia para facilitar seu trabalho. 


Antes de morrer Rofel faz um encantamento para levar Ramza e os outros para 
um local chamado Murond Death City, salve seu jogo e prepare-se para 
enfrentar mais um lacaio de Vormav, Kletian:

Local: Murond Death City 
Condições para a vitória: Derrotar Kletian 
Kletian vem acompanhado de Ninjas, Samurais e Time Mages, como na batalha 
anterior, acabe logo com Kletian, pois ele tem magias poderosas como Dark 
Holy, use seus melhores personagens e cure sempre que necessário. 


Salve e prepare-se para a próxima batalha, você enfrentará Balk novamente:

Local: Murond Death City 
Condições para a vitória: Derrotar Balk 
Esta é uma das batalhas mais difíceis do jogo, Balk vem acompanhado de 
Behemoths e Dragões poderosíssimos, o próprio Balk ainda tem as mesmas 
habilidades de Mustadio e pode paralizar seus personagens, tenha 
personagens que ataquem a distancia, Lancers de preferencia, Mustadio 
também será de grande utilidade e para a cura prefira um Chemist com Math 
Skill, acabe logo com Balk antes que os monstros exterminem seu grupo. 


Salve e prepare-se para enfrentar Vormav em uma batalha definitiva, ele usa 
o poder da Zodiac Stone para se transformar no monstro Hashmalum, vamos lá:

Local: Graveyard of Airships 
Condições para a vitória: Derrotar Hashmalum 
Muito fácil, ele vem sozinho e tem pouco HP, mas não vacile, tenha proteção 
contra Stop e cuidado, pois ele pode usar Meteor e Quake que causam altos 
danos, tenha seus melhores guerreiros para acabar rapidamente com ele, uma 
boa dica é usar a magia Drain de Beowulf que é devastadora, como sempre 
Agrias e Orlandu serão de grande ajuda, tenha um personagem para a cura só 
por precaução. 


Ao vencer você ganha a espada Ragnarok, equipe-a em Agrias ou Beowulf, 
salve e prepare-se para a batalha final, Hashmalum se mata para que 
St. Ajora ressucite no corpo de Alma, mas logo as duas se separam e 
St. Ajora se torna o demônio Altima e parte para o ataque:

Local: Graveyard of Airships 
Condições para a vitória: Derrotar Altima 
Ela vem acompanhada de alguns demônios, não perca tempo com eles e parta pra 
cima de Altima, nessa batalha Alma irá te ajudar como Guest, tenha 
no grupo Beowulf, Orlandu, Agrias e um Priest para a cura, quando não 
precisar curar use Holy em Altima, Beowulf vai de Drain, enquanto que 
Agrias e Orlandu usam Lighting Stab ou Holy Explosion, Ramza deve ser 
Lancer e usar ataques normais, se estiver equipado com a Holy Lance poderá 
causar dano de 999 HP, ao ser derrotada, Altima assume outra forma e os 
demônios desaparecem, mas ela não fica mais poderosa, a única coisa que ela 
faz é usar Despair, que anula o efeito do MBarrier de Alma, use o mesmo 
esquema e logo ela estará acabada. 


Após a vitória ocorre uma grande explosão, a cena seguinte mostra um 
cemitério onde está sendo realizado o funeral de Alma e Ramza, todos 
lamentam o fim dos Beoulve depois de 300 anos de história, quando todos 
saem, Olan chega para colocar flores no túmulo do amigo e lamenta 
profundamente a sua morte, quando então ele vê Ramza e Alma, vivos, indo 
embora para sempre em seus Chocobos, segue-se uma bela cena em CG contando 
que um homem chamado Durai, escreveu a história de Ramza como ela realmente 
aconteceu, mas a Igreja, para esconder seu envolvimento, mandou prender 
Durai e confiscou suas escrituras que ficaram escondidas durante séculos, 
para depois serem reveladas, depois dos créditos, tem uma cena final com o 
agora Rei Delita e sua rainha Ovélia, não direi o que acontece, mas garanto 
que vocês se surpreenderão, e isso é tudo, valeu e até o próximo detonado.



Fim



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Esse detonado foi feito por José Ricardo Fortes da Silva (Ash_Riot). Dúvidas,
sugestões, críticas, elogios escrevam para rcrdfrts@hotmail.com

Comentários

Danilo disse…
Olá, sou administrador do GoNerd, eu abandonei o blog, então eu queria que vocês trocassem o banner por outro blog que eu possuo, ele recebi 40 visitas diárias.
O nome dele é Water Pokémons.
http://waterpokemons.blogspot.com.br
O código do banner está na página de parceria.
Estou esperando!
cleberzinho disse…
ola

bom acabei de baixar o jogo (meus amigos estavão falando alguns jogos que não poderiam deixar de jogar no Gba) e acabei gostando do jogo apesar de já ter terminado quaset odos os final fantasy eu já tinha visto esse a alguns anos mais vi alguns gameplay e achei complicado e deixei de ver esse maravilhoso jogo
mas no começo é um pouco complicado depois de um tempo pega o jeito
ah e o detonado esta excelente é o melhor que eu encontrei na net
valeu e muito bom o blog e ja aproveito e vejo esse citado obrigado
amigo.. nao sei o que esta acontecendo... ao mandar alguma magia, tipo white magic, time magic e outras.. o personagem erra o local, e vai pra um outro local aleatório. o que pode estar acontecendo?
Anônimo disse…
voce sabe que tem que escolher se a magia sera fixa no personagem mesmo que ele se mexa ou se ela sera no terreno
Anônimo disse…
Legal, mas faltou comentar alguns fatores do jogo e em que influenciam, como fé e bravura.
Unknown disse…
Pode ser que os personagens estejam equipado com alguma armadura e está reflete a magia..